A falta de uma rodada teve lugar, no magistral realizado em distintas cidades noruegas, uma situação similar á vista no recente torneio candidatura, quando os então líderes Magnus Carlsen e Vladimir Kramnik perderam na última rodada.
No magistral nórdico a situação foi menos dramática porque ainda resta uma rodada, e o líder Sergey Karjakin manteve a diferencia de meio ponto sobre Magnus Carlsen: ambos os mestres caíram derrotados.
Enquanto Karjakin perdeu com Peter Svidler depois que este executara magistralmente uma vantagem de dois bispos contra torre -mas damas no tabuleiro-, Carlsen inclinou seu rei ante o chinês Wang Hao (foto) que deu uma das surpresas da prova, emulando Ding Liren que no recente magistral Alekhine tinha vencido Aronian -ambas vitórias não são sucessos isolados mas uma mostra do poderio do xadrez da China-. A circunstância foi aproveitada pelo campeão mundial, Viswanathan Anand, que agora compartilha a segunda colocação com Carlsen após vencer Hammer.
Na última rodada, amanhá, Karjakin leva brancas frente a Veselin Topalov, Carlsen vai de pretas ante Levon Aronian e Anand também joga de pretas, contra Wang Hao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário