segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sobredose de xadrez

O grande mestre húngaro Peter Leko participa no torneio de Zug
Dois torneios com participantes com mais de 2700 elo, a uma distancia de poucas horas. 
Um, na cidade suíça de Zug, leva quatro rodadas, e forma parte do Grand Prix da FIDE. Três são os líderes: o ex-campeão mundial Vesselin Topalov, o russo Alexander Morozevich, que parece recuperado da má fase do ano passado, e outro ex-campeão mundial: Ruslan Ponomariov.
O outro é o memorial Alekhine, que tem lugar nas instalações do famoso museu do Louvre, na capital de França, Paris. Realizadas duas rodadas, o inglês Michael Adams é o líder isolado, tendo vencido no seu primeiro jogo ao campeão mundial Viswantahan Anand -por certo: difícil a tarefa do indiano, que deve jogar guardando suas melhores armas de abertura para o próximo match pelo título mundial com Carlsen-. Além dos citados, participam os números 2 e 3 do rating elo, Levon Aronian e Vladimir Kramnik. Ambos levam um ponto, tendo uma vitória e uma derrota -a de Aronian ante o chinês Ding Liren, na primeira rodada, foi uma das surpresas da prova-.
Pelo resto do mundo, muitos torneios com participação de jogadores extraclasse, como o magistral Capablanca, em Cuba -com Dmitry Andreikin e Leinier Dominguez- e o campeonato nacional chinês. Aqui são dois os líderes: o experimentado Wang Yue e Wei Yi -de somente treze anos de idade!-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário