sábado, 1 de dezembro de 2012

Ushenina campeã mundial!

 
Após dois tensos e longos jogos de desempate no match final, a ucrâniana Anna Ushenina conssagrou-se campeã mundial. A enxadrista venceu nesta instância à búlgara (ex campeã mundial) Antoaneta Stefanova pelo placar final de 3,5 x 2,5 (quatro jogos pensados e dois rápidos).
Na série de jogos pensados cada uma das enxadristas tinha vencido uma partida (a terceira da série para Ushenina e Stefanova se impus na quarta), sendo os primeiros dois jogos empate. O placar igualado em dois pontos levou elas ao desempate de rápidas, que já na primeira bateria de jogos teve definição.
Ambos os jogos de desempate transitaram as trilhas dos esquemas eslavos. Na partida 5, Stefanova voltou empregar o sistema anti-Merano do jogo 4 (pensado), porém esta vez Ushenina melhorou a sua defesa e obteve a divisão do ponto. Na partida 6, a búlgara levando as rpetas aplicou o mesmo esquema que Anand empregara contra Gelfand no match pelo título mundial absoluto celebrado mais cedo neste ano, consistente numa mistura entre a semi-Eslava e a Eslava Chebanenko (...e6 e ...a6). Neste jogo, Ushenina foi ganhando pequenas vantagens até chegar a um final com peão a mais. As tentativas de contrajogo de Stefanova levaram a uma posição simplificada porém Ushenina ganhou mais um peão, sendo a última fase do jogo um final simples de torre e dois peões contra torre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário