terça-feira, 11 de setembro de 2012

Olimpíadas Escolares 2012

Ramyres Coelho (PE) ganha segundo título no xadrez das Olimpíadas Escolares (Foto: Heuler Andrey/AGIF/COB)
Ramyres Coelho (dir) é a bicampeã dos JJEE (12 à 14 anos) - Foto: Heuler Andrey (COB)

Acabam de finalizar, na bonita cidade mineira de Poços de Caldas, as atividades relacionadas com a modalidade xadrez das Olimpíadas Escolares 2012 (12 à 14 anos). O torneio principal, disputado em duas categorias (masculino e feminino) se realizou em cinco rodadas pelo sistema suíço durante os dias 7, 8 e 9, enquanto na tarde do dia 9 teve lugar a competência de xadrez rápido (blitz, com cada jogador contando cinco minutos para toda a partida). Organizou o Comité Olímpico Brasileiro, em conjunto com a Confederação Brasileira de Xadrez, sendo coordenador general o vice-presidente financeiro da última entidade, Prof. Charles Moura Netto, e coordenador de arbitragem o árbitro internacional Elcio Mourão.
Cada prova têm, a priori, seus favoritos de acordo ao rating internacional, medido em unidades elo. Geralmente, os primeiros lugares são alcançados pelos enxadristas com mais alto rating, que contam com mais experiência e logros esportivos. No entanto, ser favorito não implica que o torneio se ganhe antes de ser jogado, e surpresas podem aparecer. Em Poços de Caldas a categoria masculina foi justamente cenário de surpresas, porque nos primeiros lugares, além dos costumeiros favoritos foram-se posicionando alguns enxadristas sem rating, e inclusive um deles se apoderou do primeiro lugar! É por este tipo de sucessos que o xadrez é interessante e cada competência um mundo aparte.

Francisco Allyson da Silva Muniz, de Rio Grande do Norte, foi o justo vencedor da prova, com 4,5 unidades sobre 5 possíveis. Em alguns jogos teve que trabalhar duro para defender posições inferiores, mostrando bons recursos técnicos na tarefa, e quando teve a iniciativa –posicional ou tática- não a desperdiçou. Com os mesmos pontos porém inferior sistema desempate ganhou a medalha de prata Marcos Contrera Sakada, de Paraná. O bronze foi para Thiago Carstens Dobuchak, de Santa Catarina, que obteve 4 pontos. Compartilharam o quarto lugar quem era o máximo favorito nesta prova, Arquias Guimarães Cruz (São Paulo), Matheus Silva Marques (Pernambuco) e outro jogador sem rating, o representante de Poços de Caldas, Pedro Paulino, todos eles com 3,5 unidades. 28 enxadristas de todo o país, abarcando os 26 estados e o Distrito Federal, participaram desta prova.
Na categoria feminina, em cambio, a lógica se deu e a principal favorita, Ramyres Santana Coelho (Pernambuco) se fez com o primeiro lugar em impecável atuação: 5 em 5. Thiffani Nakata (São Paulo) levou a prata com 4 unidades, sendo o bronze para Vanessa Rodrigues (Ceará) que também obteve 4 pontos porém tinha inferior sistema desempate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário