terça-feira, 10 de março de 2015

AAS São José FIP vence Interclubes paulista


Com quatro grandes mestres na integração, e sendo o time melhor pré-classificado, AAS São José FIP (foto) foi o grande campeão na edição 2015 da categoria Especial do Interclubes de São Paulo. A equipe formada pelos grandes mestres Rafael Leitão, Neuris Delgado, José Cubas e Rubén Felgaer, mais o mestre internacional Álvaro Valdez Escobar e José Carlucio Cavalcante foi justa campeã da prova, embora teve que sofrer até o final, pois encarou a última rodada na segunda colocação.
Desde o início da competição a equipe de São José pegou a liderança e foi se afastando dos restantes competidores com o correr das rodadas, porém a derrota ante a forte equipe de Pinheiros A –segunda pré-classificada- na quinta rodada a deixou no segundo lugar. A falta de uma rodada liderava a prova Pinheiros A –integrado nos principais tabuleiros pelos grandes mestres Giovanni Vescovi, Gilberto Milos e Diego Flores, mais o mestre internacional Herman van Riemsdijk-, porém a derrota nessa rodada final ante SMEL Rio Preto –com Felipe El Debs e Dragan Stamenkovic nos principais tabuleiros-, somado a vitória ampla de São José FIP sobre Hebraica, permitiu à equipe liderada pelo campeão nacional recuperar a liderança.
A última rodada foi dramática também no que faz a determinação do terceiro lugar. A vitória da equipe de Rio Preto sobre Pinheiros obrigava à equipe São José A –integrada pelos mestres internacionais Leandro Perdomo e Luis Rodi, o mestre fide Armen Proudian e João Mandetta e Otto Garkauskas- a vencer por placar amplio ao time do Círculo Militar (James Mann, Luciano Maia, Luiz Abdalla, Álvaro Aranha, Vanessa Gazola e Vanessa Kelly) que se jogava a vida pois corria risco de descender. Com o placar 2,5 x 0,5 em favor de São José A, a partida entre Rodi e Maia definia tudo; a vitória do primeiro após um longo final de torre e bispos de cor oposta permitiu à equipe de São José A acessar o bronze, enquanto determinou a perda da categoria para o Círculo Militar.
Vale destacar que São José A finalizou com os mesmos pontos e duelos ganhados que a equipe de Rio preto, mas o resultado individual do match –vitória para São José A- determinou que a terceira colocação fosse para São José A, que se converteu no primeiro time da tabela sem grandes mestres na sua integração. Considerando que era a sétima pré-classificada, um grande logro!
Posições finais:

    Equipe                  FPXm Pts PE CD 
 1 AAS CDR São José FIP     2523 21½ 19   
 2 Pinheiros A              2512 20  18   
 3 AAS CDR São José A       2281 16½ 17  +
 4 SMEL Rio Preto AC "A"    2409 16½ 17  -
 5 Pinheiros B              2289 12½ 12   
 6 Hebraica A               2341 10½ 12   
 7 Círculo Militar "A"      2343 10  10   
 8 CDR São José "Em cima da 2173  4½  7

A competição foi realizada nas instalações dos clubes Hebraica (28/2 e 1/3) e Pinheiros (7 e 8/3), sob a organização da Federação Paulista de Xadrez.
Tanto Rafael Leitão quanto Neuris Delgado, da equipe vencedora, ganharam as medalhas ao melhor resultado no seu tabuleiro.
Na Primeira Categoria A, a equipe de Osasco A –com o mestre fide Renato Quintiliano no primeiro tabuleiro- foi a vencedora, ascendendo à categoria especial para 2016. Na segunda categoria B, a equipe de São José Segal, liderada pelo mestre fide Luismar Brito, foi a campeã. No entanto, o time Paulistano G foi campeão na terceira categoria C.

A arbitragem foi realizada por Marius van Riemsdijk, Joara Chaves, Henrique Salama, André Bariotto e Evans Fritsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário