segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Novo presidente na Fexerj

Elcio Mourão, Alberto Mascarenhas, Eduardo Arruda, Marcelo Einhorn e Reinaldo Veloso, na assembleia da Fexerj realizada o passado 1 de fevereiro
O xadrez do estado de Rio de Janeiro tem um novo líder desde o primeiro dia de fevereiro. O árbitro internacional Elcio Mourão foi consagrado presidente da federação de xadrez desse estado (Fexerj), sucedendo de forma democrática e como continuidade de um belo trabalho realizado ao mestre fide Alberto Mascarenhas.
A gestão de Mascarenhas teve grande mérito no xadrez fluminense, desde que devolveu Rio de Janeiro ao sitio que lhe era próprio no âmbito do xadrez nacional, fazendo-o protagonista novamente depois de anos de escuridão e falta de competências. Com ele ao mando, a federação voltou a receber provas de caráter oficial, enviar representantes a diversos torneios de categorias e unificar a grande família enxadrística do estado, antes dividida e desorientada. Desta forma se logrou com sucesso o objetivo, enunciado ao começo da gestão, relativo a recuperar a dignidade do enxadrista no estado.
Os números da federação, que anteriormente eram quase um segredo de estado, na gestão Mascarenhas passaram a ser por todos conhecidos mediante o simples fato de revisar no site da entidade os balancetes publicados de forma mensal. A transparência foi um dos eixos do trabalho feito, e ficou evidenciada também na publicação de todas e cada uma das decisões que foram tomadas pela diretiva da Fexerj nestes anos.

Deixa Mascarenhas um saldo positivo na sua passagem ao frente do xadrez fluminense, com o aspecto esportivo recuperado, o xadrez de base encaminhado –partindo de zero, o trabalho realizado foi grande mas ainda resta muito por fazer, sendo um dos objetivos futuros da federação-, a economia da instituição saneada e o prestígio em alça dentro de todas e cada uma das estruturas supra nacionais (CBX, entidades federais, prefeituras e governo estadual, etc.). Há que parabenizar por isso ao até poucos dias antes presidente da Fexerj e sua equipe de trabalho, e fazer votos para que essa onda de sucessos continue na gestão que começa Mourão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário