sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Evandro Barbosa compartilha segundo lugar em Rochefort!


O open de Rochefort, na França, deixou uma alegria aos enxadristas brasileiros, após o mestre internacional mineiro Evandro Barbosa (foto) conquistar o terceiro lugar -com os mesmos pontos que o segundo colocado- nesta tradicional competição.
O torneio, celebrado pelo sistema suíço em nove rodadas, foi ganhado pelo grande mestre paraguaio Axel Bachmann, com 7 pontos. A meio ficaram os mestres internacionais Alexandru Manea (Rep. Romena), Barbosa, Vincet Colin (França) e Spas Kozhuharov (Bulgária).
O também brasileiro e mestre internacional Yago Santiago finalizou na posição 17, com 5 pontos.
Posições finais neste link: 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Problema da semana


Volta a nossa seção de problemas para resolver, neste caso com um dos mais conhecidos finais artísticos do compositor Vitaly Chekhover (foto, 1908-1965). As brancas jogam e empatam nesta criação do ano 1947.


A solução, no próximo dia 2 de março

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Teixeira ganha o Carioca

Marcio Baeta (esq) conquistou a terceira colocação, que recebe de Alberto Mascarenhas, presidente da Fexerj
A Federação de Xadrez do Estado de Rio de Janeiro (Fexerj) organizou o tradicional torneio Carioca, em dois fins de semana sucessivos, nas instalações do Tijuca Tennis Clube. O mestre fide Ricardo Teixeira, que era o primeiro pré-classificado da prova, foi o vencedor.

Principais posições
1. R. Teixeira 5½; 2. L. Manzi 5; 3-6. M. Baeta, T. Santos Filho, A. Mascarenhas, T. Muniz 4½; 7-8. R. Zacarias, V. Lagrange 4; 9-20. A. Padua, H. Rios Filho, M. Pereira, N. Rodrigues, A. Souza de Almeida, F. Fernandes Rodrigues, J.J. de Carvalho, J. Chaves, T. Dantas, G. Jorio, L. Esperança, E. Anzuategui 3½;
etc. (45 participantes)

Veja a classificação final em chess-results:
http://chess-results.com/tnr124381.aspx?lan=10&art=1&rd=6&turdet=YES&flag=30&wi=984

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Se conhece emparceiramento do torneio candidatura


Já estamos a poucos dias do começo do torneio Candidatura, do qual vai surgir o desafiante ao título do campeão mundial Magnus Carlsen (que em breve visita Brasil).
Oito são os participantes da prova: os ex-campeões mundiais Viswanathan Anand (Índia), Vladimir Kramnik (Rússia) e Veselin Topalov (Bulgária), mais Levon Aronian (Armênia, atual número 2 do rating elo), Sergey Karjakin (Rússia, na foto), Peter Svidler (Rússia), Dmitry Andreikin (Rússia) e Shakriyar Mamedyarov (Azerbaidjão). Eles se enfrentam pelo sistema round robin a dupla volta (isto é, partida e revanche com as cores trocadas). O emparceiramento do torneio contempla enfrentamentos dos mestres russos nas primeiras três rodadas de cada volta (para evitar suspicácias).
A primeira rodada se realiza o dia 13 de março, sendo os enfrentamentos:
Andreikin - Kramnik, Karjakin - Svidler, Mamedyarov - Topalov e Anand - Aronian.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dois líderes no Carioca


A Federação de Xadrez do Estado de Rio de Janeiro (Fexerj) organiza o tradicional torneio Carioca, em dois fins de semana sucessivos, nas instalações do Tijuca Tennis Clube. Após o primeiro fim de semana (e quatro rodadas disputadas) são dois os líderes: o mestre fide Ricardo Teixeira e Tadeu Santos (foto).

Principais resultados da rodada 4
R. Teixeira - M. Baeta 1-0
R. Zacarias - T. Santos Filho 0-1
A. Padua - A. Mascarenhas ½-½
J. De Carvalho- R. Rodrigues 0-1
E. Arruda - T. Muniz 0-1
D. Borensztajn - G. Avgoustopoulos ½-½
V. Lagrange - L. Manzi 0-1
J. Chaves - F. Fernandes Rodrigues 0-1
H. Rios - E. Anzuategui ½-½

Principais posições
1-2. R. Teixeira, T. Santos Filho 4; 3-10. R. Zacarias, M. Baeta, R. Rodrigues Nunes, A. Mascarenhas, L. Manzi, A. Padua, T. Muniz, F. Fernandes Rodrigues 3; 11-15. M. Pereira, N. Rodrigues, C. Avgoustopoulos, D. Borensztajn, T. Dantas 2½; etc. (45 participantes)

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Elcio Mourão não é somente árbitro


O Clube de Xadrez Guanabara realizou  o seu primeiro IRT do ano, pelo sistema suíço em 6 rodadas, com 14 participantes. A prova teve um surpreendente vencedor: o árbitro internacional Elcio Mourão (foto, sem elo FIDE), apesar de não ter sido emparceirado na última rodada -coincidia com outra atividade dele-. Mourão obteve os mesmos pontos que o mestre nacional Marco Maia, porém o critério de desempate -resultado individual- lhe favoreceu.

Posições
1-2. E. Mourão, M. Maia 4½; 3. A. Bil Ra-mos 4; 4-5. C. Oliveira da Silva, L. Manzi 3½; 6-8. D. Borensztajn, A. Pacheco Saraiva, J. Almeida 3; 9-10. F. Noseda, D. Rabello 2½; 11-12. C. Almeida, J.B. Rocha 2; 13-14. M. Pereira, M. Grilo 1

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Um grande torneio em memoria de Gashimov


No passado mês de janeiro, os enxadristas de todo o mundo se entristeceram com a má noticia da morte do grande mestre Vugar Gashimov (foto), uma das figuras do xadrez de Azerbaidjão. Agora, a federação de xadrez desse país anuncia a realização de um grande torneio entre os dias 19 e 30 de abril, com a participação de seis grandes mestres pelo sistema round robin a dupla volta.
Dentre os participantes destaca o atual campeão mundial, o norueguês Magnus Carlsen -que em poucos dias estará no Brasil para uma série de atividades relacionadas com a Festa da Uva em Rio Grande do Sul-, sendo os restantes Fabiano Caruana (Itália), Hikaru Nakamura (Estados Unidos), Sergey Karjakin (Rússia) e os locais Teimour Radjabov e Shakriyar Mamedyarov. O fundo de prêmios vai ser de cem mil euros, aportados pela empresa Sinergy. De forma paralela, vai se realizar um torneio B, com dez participantes que -se imagina- vai ser muito forte.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O xadrez de Rio ganha na Justiça


À comunidade enxadrística do RJ,
Para informação, saibam que o gestor anterior da FEXERJ havia postulado na justiça nova decisão de antecipação dos efeitos de tutela, objetivando ser reconduzido ao cargo da Presidência da FEXERJ.
Pela segunda vez a juíza negou tal pretensão e o requerente interpôs em seguida um recurso de Agravo de Instrumento, com a pretensão de modificar no Tribunal tal decisão.
Porém, a 21a. Câmara Cível do TJ, em decisão monocrática do Desembargador Relator negou seguimento ao recurso, por ser manifestamente improcedente, conforme se observa no texto mais abaixo, extraído do DO do Rio de Janeiro, de 07/02/2014.
Creio que essa é uma decisão que a todos nós, enxadristas do RJ, interessa, visto a despesa que nos acarreta de cerca de 20% do orçamento anual de nossa federação. Em resumo, por causa dessas demandas na justiça contra a FEXERJ, a federação despende 20% do que arrecada das contribuições de clubes e principalmente de nós atletas com advogado especialista, sem retorno algum para nosso objetivo maior em prol do desenvolvimento e prática do xadrez em nosso Estado. 20%!
Reflitam a respeito…e leiam o texto a seguir:

Data de Publicação: 07/02/2014No TRIBUNAL: Dados do processo (num. única)
Jornal: Diário Oficial do Rio de Janeiro
Caderno: Tribunal de Justiça. Judicial 2ª Instância.
Página: 00419
Local: Câmaras  Cíveis.
*** DGJUR – SECRETARIA DA 21 CAMARA CIVEL ***
Publicação: DECISÃO-145. AGRAVO DE INSTRUMENTO – CIVEL 0004098-38.2014.8.19.0000

Assunto: Multa Cominatória / Astreintes / Liquidação / Cumprimento / Execução / DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO
Origem: CAPITAL 27 VARA CIVEL
Ação: 0395181-30.2012.8.19.0001 Protocolo: 3204/2014.00030670 -

AGTE: RICARDO DE SOUZA BARATA ADVOGADO: BRUNO JOSE SILVESTRE DE BARROS OAB/RJ-148373
AGDO: FEDERACAO DE XADREZ DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ADVOGADO: FABIO BERNARDES DE OLIVEIRA OAB/RJ-100446

Relator: DES. PEDRO FREIRE RAGUENET

DECISÃO: …Face ao exposto, nego provimento ao recurso, de forma monocrática e liminar, mantendo-se a decisão combatida como lançada, nos termos do art. 557, caput, do CPC. = 21ª C. Cível – AI nº. 0004098-38 – D – Fls. 1 / 1 =

(Vejam texto completo da decisão do Desembargador: 

Avancemos!

Alberto Mascarenhas
Presidente da FEXERJ

Fexerj inicia calendário 2014 com um concorrido Popular


A Federação de xadrez do estado de Rio de Janeiro (Fexerj) deu inicio às atividades do ano 2014 com a realização do torneio Popular de Verão, realizado no passado fim de semana nas instalações da Associação Scholem Aleichem (ASA) com a participação de 95 enxadristas.
Vale destacar que o torneio transcorreu num clima amigável e organizado, em uma ampla sala de jogo com ar condicionado e com a ótima arbitragem do AI Élcio Mourão.
A prova foi conquistada pelo MI Marcus V. Santos com 5.5 pontos em 6 possíveis. Completaram o pódio o MI Luis Rodi (5 pontos) e o MF Wagner Peixoto Guimarães (mesma pontuação).

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Rio se põe de pé


Como na propaganda televisiva de uma conhecida marca de bebida alcoólica, o gigante dormido acorda, se põe de pé e começa a andar. A gestão do mestre Alberto Mascarenhas (foto) está colocando Rio de Janeiro no sitio que lhe corresponde, por história e qualidade.
Depois de muitos anos, as crianças representantes de Rio voltaram aparecer nos torneios nacionais. Torneios de nível para adultos voltaram se realizar, corrigindo essa impressão de terra arrasada que tinha no resto do país. A atividade se realiza em um marco digno e de qualidade para os enxadristas. E isso, parece, é somente o começo: para este 2014 as  atividades se multiplicam, para todas as faixas de idades e níveis.
As maiores diferencias com a anterior (e malfadada) gestão, entretanto, radicam mais na administração da federação, que alcança níveis de transparência nunca vistos: as entidades associadas dispõem da documentação econômica à vista e de forma periódica, e os debates acerca das questões que importam ao xadrez fluminense são feitos em um marco de grande participação e totalmente democrático.

O presidente Mascarenhas e seus colaboradores são conscientes de todo o trabalho que resta por ser realizado, como o fortalecimento das categorias de base (crianças) e a procura de patrocínio que alivie em algo as ajustadas arcas da federação. Mas o caminho já está sendo desbravado, e por primeira vez em muitos anos, o futuro parece que vai ser melhor.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sauron segue dominando


Tudo começou quando Magnus Carlsen transitava a segunda metade do seu cômodo match ante o então campeão mundial Viswanathan Anand (o norueguês venceu a falta de dois jogos) e apareceu um comentário no twitter de Hikaru Nakamura: "Estou começando a entender que sou a única pessoa capaz de deter Sauron no contexto do xadrez mundial". Brincadeira, ironia ou algo mais sério, quem sabe. 

Mais madeira ao fogo
O certo é que antes do seu jogo de ontem em Zurich, a imprensa norueguesa realizou amplos informes sobre o sucesso, incluindo novos  comentários de Nakamura ("Sento que neste momento sou a maior ameaça para Carlsen") alguma réplica de Carlsen ("Acho Aronian muito melhor jogador") e de outras personalidades presentes em Zurich, como Dirk Jan dez Geuzendam ("Nakamura deveria ter um botão na sua conta de Twitter que diga pensar sobre isso mais uma vez antes de postar qualquer coisa").

A história se repete
Antes deste jogo Carlsen e Nakamura se enfrentaram 22 vezes, com placar 7x0 sem contar os empates para o norueguês. No jogo de ontem, Nakamura escolheu um agressivo sistema (4.f3) para enfrentar a Nimzoindia do campeão mundial, e alcançou vantagem ao sair da abertura. De forma natural foi incrementando-la até obter uma posição absolutamente ganhadora. Então aconteceu o incrível.
Podem ser os poderes sobrenaturais de Sauron. 
Ou vai saber o que.
O certo é que Nakamura, como hipnotizado, em vez do lance ganhador (37.Df1, e se 37...b5 então 38.Txh7!) tira pela borda toda sua vantagem, para depois disso não se conformar com o empate e cair em um final terrível, com cavalo a mais porém cinco (cinco!) peões para Carlsen.
O campeão ganhou novamente. A história, claro, continuará.