segunda-feira, 9 de abril de 2012

Começou torneio por equipes nacional na Rússia

A Bundesliga alemã é a competência por equipes mais famosa do mundo, e a mais mediática, porém em força há uma que equipara a dos germanos: é a russa.
Este ano, o torneio por equipes da Rússia, tanto no absoluto quanto na categoria feminina se celebram na cidade de Sochi -com grande tradição enxadrística-. Os favoritos são quatro fortes times: o SHSM-64 (Caruana, Wang Hao, Giri, etc.), o São Petersburgo (Svidler, Vitiugov, Dominguez, etc.), o Ekonomist (Morozevich, Nepomniachtchi, Moiseenko, etc.) e o Tomsk-400 (Karjakin, Motylev, Bologan, etc.). Há ainda fortes mestres nas equipes teoricamente mais fracas, como Shirov (Ugra), Timofeev (Nezhmetdinov Chess Club) ou Sjugirov (EGU-Perspektiva)
No passado 9 teve lugar a primeira rodada, da qual mostramos alguns momentos marcantes.


Começamos com a vitória de Ivan Popov (foto), nada menos que sobre Morozevich. A partida, depois de um desenvolvimento original, chegou à seguinte posição:


Popov,I - Morozevich,A, Sochi 2012

As pretas jogam, porém não é simples achar o melhor lance, e menos com apuro de tempo. No entanto, elas dispõem aqui de uma continuação interessante:

39...Td7! 40.Dxh5+ (40.Dc4 pode ser objetivamente a melhor réplica, porém também aqui, depois de 40...Dd3 41.Dxd3 Txd3 as pretas têm contrajogo pela sua maioria de peões na ala da dama, por exemplo 42.Cc4 h4 43.Tf3 Td4 44.Cxa5 b6 45.Cc4 b5 46.Ca3 b4 47.Cc2 Txe4 48.g4 Ce7 com contrajogo) 40...Rg7 41.De2 (41.Dg4+ Rf8 42.Cf3 Dxb3 com jogo complexo) 41...Td3 com compensação

No entanto, Morozevich errou com 39...Tg5? e teve que abandonar após 40.Cf3, já que se 40...Dxe2 a captura intermediária em g5 decide.

Outros jogos destacados de ontem: Svidler ganhou de Timofeev aplicando uma interessante novidade na variante do ataque inglês contra a Taimanov. O jogo pode-se ver comentado na edição de hoje de Xadrez Diário (a versão para assinantes). Motylev - Geller foi outro destaque nesta linha de moda na Taimanov. Também recomendamos ver a vitória de Bologan sobre Skatchkov, plena de ideias originais. E o lutado empate entre Caruana e Sjugirov.
Por último, veja a seguinte posição:


Giri,A - Zontakh,A, Sochi 2012

A primeira vista, parece difícil de acreditar que as brancas vão obrigar o abandono adversário em somente dois lances (a sua posição é vantajosa pelo par de bispos mas não parece simples ganhar de outra forma que em um longo final). No entanto, o jovem prodígio da Holanda acha o caminho:

30.Bxe4! Cxe4 31.f3! 1-0

O cavalo não tem boas retiradas: a maioria dos seus saltos permite a mortal Bf6 com mate em d8, e se 31...Cc5 32.Bd4 ganha material

Nenhum comentário:

Postar um comentário