sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Semifinal Recife: rodada 4

Três enxadristas começam a quarta rodada liderando. A revelação da prova, Edmundo Azevedo, o mestre FIDE Paulo Jatobá Reis, respondendo ao seu favoritismo, e Mario Fiaes, todos do estado de Bahia. A meio ponto, entretanto, se posicionam o mestre internacional Máximo Iack Macedo, os mestres fide Roberto Andrade, Carlos Lopes Pinto e Máximo Valerio Macedo (todos de Natal, Rio Grande do Norte) e Hugo Barros Bernardino, de Amazonas, outra das revelações da prova.
Na mesa 1, Azevedo leva as peças brancas ante Paulo Jatobá Reis, enquanto o outro líder, Fiaes, enfrenta ao MI Macedo. Andrade e Lopes Pinto duelam na mesa 3 enquanto o MF Macedo joga contra Bernardino. Algumas fotos da prova:


Mesa 1: conversa animada entre os líderes Azevedo e Jatobá, antes da partida


Mesa 2: o começo da partida entre Fiaes e o mestre internacional Macedo


Mesa 3: duelo potiguar em Recife:  mf Andrade enfrentando ao mf Lopes Pinto


Anderson Guerra dos Santos (Bahia)


Mestre FIDE Francisco Cavalcanti (Paraíba)


Mestre FIDE Vinicius Tiné Martins (Pernambuco)


Marcelo Nunes (Pernambuco)


Janio Ribeiro Lopes (Roraima)


Cesidio Rocha Monteiro Neto (Bahia)


Dawton Almino Lemos (Ceará)


Carlos A. de Lima (Pernambuco)


Flavio Sanchez Leao (Pará)

Com sete líderes começa terceira rodada em Recife

Outro dia de rodada dupla em Recife, com a realização da terceira e quarta rodadas. A segunda rodada, realizada ontem desde as 20.00 horas, deixou oito líderes, entre eles os dos principais favoritos da prova, o mestre internacional Máximo Iack Macedo (Natal) e o mestre fide Paulo Jatobá Reis (Bahia). Com eles também está o baiano Edmundo Azevedo (1993 elo), que está sendo por enquanto a revelação da prova após vencer a adversários teoricamente mais fortes: o mestre fide Vinicius Tiné Martins (2326) e Gerson Sales (2139). A rodada 3, iniciada minutos trás, tem nas primeiras mesas os enfrentamentos Paulo Jatobá - Anderson Santos, Carlos Lopes Pinto - Máximo Iack Macedo, Matheus Cavalcante - Mario Fiaes e Edmundo Azevedo - Andrey Souza Neves.


Edmundo Azevedo (Bahia) é um dos líderes da competição


O mestre fide Roberto Andrade (Rio Grande do Norte) se coloca a meio ponto dos líderes


Também com 1½ em 2, o mestre FIDE Marco Asfora (Pernambuco)


Também a com ponto e meio, o mestre FIDE Luismar Brito (Paraíba)


Danilo de Alves Campelo (Pernambuco), outro participante a meio ponto da liderança


Mesa 17: Baltar Petrov Ferreira (Paraíba, meio ponto) leva as brancas ante Avner Dos Anjos (Pernambuco, um ponto), tentando ambos os jogadores uma recuperação na prova

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A semifinal em Recife começou com surpresas

A primeira rodada da semifinal 2 do Campeonato Brasileiro 2014 que se celebra na cidade de Recife, Pernambuco, entregou algumas surpresas, já que alguns dos principais favoritos não obtiveram o ponto. Na mesa 3, Vinicius Tiné Martins (2326 elo), levando as peças brancas, incluso perdeu ante o baiano Edmundo Azevedo (1993 elo). E os mestres fide Luismar Brito (2261 elo) e Roberto Andrade (2200 elo) não passaram do empate nas suas partidas ante Danilo Alves (1973 elo) e Hugo Bernardino (1964 elo). Outros favoritos tiveram melhor sorte, entre eles Paulo Jatobá Reis, Máximo Iack Macedo e Marco Asfora, que ganharam as suas partidas.
A segunda rodada começou às 20.00 horas (horário local). Na mesa 1, Dawton lemos leva as brancas ante o mestre fide Paulo Jatobá Reis.


O mestre internacional Máximo Iack Macedo, levando as peças brancas na mesa 2 e ao lado do seu pai Máximo Valerio


Na mesa 3, um clássico do nordeste: Máximo Valerio Macedo (Natal) com as brancas ante Marco Asfora (Recife) 


Uma vista geral da sala de jogo

Recife é sede da semifinal 2 do Campeonato Brasileiro

Começou no dia de hoje a semifinal 2 do Campeonato Brasileiro 2014, outorgando três lugares para a final. A prova se realiza na capital de Pernambuco, Recife, nas amplas instalações do hotel Jangadeiro, no bairro da Boa Viagem. O diretor da prova, organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez, é o mestre fide Marco Asfora, enquanto o árbitro principal é o internacional Elcio Mourão.
Os principais pré-classificados são: mestre fide Paulo Jatobá, mestre internacional Máximo Iack Macedo, e os mestres fide Vinicius Tiné Martins, Luismar Brito, Marco Asfora e Roberto Andrade.


Uma vista da sala de jogo


O presidente da CBX, grande mestre Darcy Lima, na apresentação da prova


Mestre FIDE Paulo Jatobá, primeiro pré-classificado da prova com 2383 de elo


Árbitro Internacional Elcio Mourão explicando a parte técnica aos jogadores


E mais uma vista da sala de jogo

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Julio Granda Zuñiga é o campeão


O grande mestre peruano Julio Granda Zuñiga (na foto, após receber seu premio do presidente da CBX, grande mestre Darcy Lima) foi o vencedor do Campeonato Continental de xadrez das Américas que se realizou até ontem (26 de outubro) na praia de Pipa, Rio Grande do Norte. Julio compartilhou o primeiro lugar com outros cinco mestres, mas teve o melhor sistema desempate. Trás ele, foram se posicionando Sam Shankland (EEUU), Alexander Shabalov (EEUU), Rafael Leitão (Brasil), Isan Ortiz (Cuba) e Alan Pichot (Argentina), finalizando todos com 8,5 pontos sobre os 11 possíveis.
Como o torneio outorgava quatro lugares na próxima Copa do Mundo, os seis mestres citados tiveram que realizar um torneio de desempate em ritmo rápido (15 minutos para finalizar a partida com 10 segundos de incremento), resultando classificados Granda Zuñiga, Ortiz, Leitão e Shankland.
A prova foi um sucesso no que faz ao número de participantes e desde o ponto de vista organizativo. A região do nordeste demonstrou que pode sediar um torneio dessa magnitude, sendo que a cálida praia de Pipa foi um cenário magnífico para o torneio, encantando aos participantes e seus acompanhantes que chegaram até o local. O hotel Pipa Atlântico foi uma sede adequada para os acontecimentos.
A Confederação Brasileira de Xadrez acertou ao levar uma competição importante a um dos extremos do país -contra a lógica que asseverava que somente podia ter sucesso no setor central-, um gesto que ajuda a popularizar o xadrez na região, difunde as belezas naturais e democratiza o xadrez brasileiro.
Mais fotos da cerimônia de premiação:


O grande mestre Darcy Lima na sua alocução final. Junto com ele, integrantes de uma família histórica do xadrez nordestino: três gerações de Macedo: avô Luiz, mestre FIDE Máximo e o árbitro FIDE Igor.


Máximo Macedo entrega o troféu do primeiro lugar do torneio blitz ao mestre FIDE peruano Renato Terry


O presidente da Federação Cearense de Xadrez, Licilio Corrêa, entregando o prêmio ao grande mestre argentino Salvador Alonso, que finalizou no sétimo lugar

domingo, 26 de outubro de 2014

Seis grandes mestres lutarám pela classificação à Copa do Mundo


Definição dramática no Campeonato Continental de Pipa. Os quatro líderes empataram suas partidas (Leitão contra Shabalov e Shankland contra Granda Zuñiga, levando as peças brancas os nomeados em primeiro lugar) e dois participantes os alcançaram na primeira posição: o cubano Isan Ortiz (venceu ao seu compatriota e representante de Paraguai, Neuris Delgado) e o argentino Alan Pichot, que derrotou ao primeiro pré-classificado do torneio, o cubano Lázaro Bruzon.Outros mestres podiam alcançar a primeira colocação porém não ultrapassaram do empate.
Depois da cerimônia de premiação, se disputará um torneio de partidas rápidas para determinar os quatro classificados à Copa do Mundo.

Quatro líderes antes da última rodada

Faz uns minutos começou a última rodada do campeonato continental das Américas em Pipa, Rio Grande do Norte, torneio que outorga quatro lugares na próxima Copa do Mundo. A esta instância chegaram quatro grandes mestres em condição de líderes: os estadunidenses Alexander Shabalov e Samuel Shankland, que empataram entre se, o peruano Julio Granda Zuñiga e o campeão brasileiro Rafael Leitão.
A meio ponto deles se encontra um nutrido grupo de mestres, que na rodada de hoje lutam por uma vitória que lhes permita acessar o desempate de partidas rápidas por um lugar na Copa do Mundo -alguns resultados podem deixar esse torneio com até nove participantes-.


Rafael Leitão


Julio Granda Zuñiga


Samuel Shankland


Alexander Shabalov

sábado, 25 de outubro de 2014

Pipa: penúltima rodada do continental

O valor de cada partida se incrementa notavelmente a medida que nos acercamos ao final. Meio ponto a mais pode significar a classificação, e por isso os mestres que ocupam as primeiras mesas devem calcular com muita exatidão até onde é bom arriscar na procura de uma vitória que os deixe em um dos quatro lugares da Copa do Mundo ou assegurar a passagem -ao menos- ao desempate de partidas rápidas.


Uma vista das primeiras duas mesas: os cubanos Lázaro Bruzon e Isan Ortiz assinaram um rápido empate; trás eles os dois líderes da competição, os estadunidenses Alex Shabalov e Sam Shankland


O grande mestre Julio Granda Zuñiga, de Perú, a meio ponto dos líderes. Enfrenta na mesa 3 a...


...o grande mestre argentino Rubén Felgaer, que também compartilha a terceira colocação


O campeão de Brasil, grande mestre Rafael Leitão, lutando pela classificação


O grande mestre José Cubas (Paraguai)


Coincidência: nesta série de mesas há quatro mestres argentinos: os quatro, representantes oficiais do famoso club Boca Juniors: grande mestre Salvador Alonso (segundo à esquerda) e mestres internacionais Alan Pichot, Leandro Krysa e Kevin Paveto (na direita, desde o frente)


O grande mestre Salvador Alonso, enfrentando ao mestre internacional Leandro Krysa


Mestre internacional Bernardo Roselli (Uruguai)


Mestre internacional Máximo Iack Macedo, de Natal, Rio Grande do Norte


Andrés Arango (Colômbia)


Rodrigo Hurtado Bahamonde (Chile)


Ismael Piñero (Uruguai)


Duelo feminino: a argentina Maria Florencia Fernandez e a brasileira Vanessa Feliciano. A vitória foi para a representante local


Ingrid Aliaga Fernandez (Perú)


Andrey Souza Neves, representante de Amazonas