segunda-feira, 26 de maio de 2014

“Xadrez que Liberta” vai ser implantado em El Salvador !


O premiado Programa “Xadrez que Liberta” que ensina xadrez as pessoas privadas de liberdade e que recebeu o prêmio Spirit of Sports da Sportaccord em 2012 como o melhor projeto esportivo social do mundo vai ser implementado já em 2014 em El Salvador. 
Nos dias 22 a 24 de maio o presidente de Comissão de Projetos Sociais (SPC) da FIDE e da Confederação Brasileira de Xadrez, GM Darcy Lima, visitou a cidade de San Salvador, capital de El Salvador, onde se encontrou com o ministro de governo Sr. Gregorio Ernesto Zelayandia, com o chefe do Centro de Recuperação Carcerária Dr Juan Carlos Duran Escobar, com o Presidente da Federação de Xa-drez de El Salvador Sr. Efrain Segura e com autoridades do sistema de justiça de El Salvador. 
O principal resultado da viagem foi um acordo sobre a implementação do pro-grama da SPC “Xadrez que liberta “ nas prisões de El Salvador já neste ano, no segundo semestre. 
Na foto, de dir. a esq. o GM Darcy Lima, o Sr. Ernesto Gregorio Zelayandia, e representando à Federação de Xadrez de El Salvador os Sres. Efrain Segura e Alvaro Hueso.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

São Petersburgo 1914

Capablanca e Lasker, na partida pela 5a rodada da fase preliminar
Estamos a cem anos da realização de um torneio que se pode posicionar em qualquer listado entre os mais importantes de todos os tempos: São Petersburgo 1914.
Realizada para comemorar o décimo aniversário da Sociedade de Xadrez de São Petersburgo, a prova teve lugar entre os dias 21 de abril e 22 de maio e constou de duas fases: uma classificatória que teve onze participantes e outra final com os cinco classificados da fase prévia. O controle de tempo utilizado foi de 30 movimentos em duas horas, seguidos de 22 movimentos em 1½ horas e 15 movimentos para o resto da partida.
Na fase classificatória, o jogo do cubano José R. Capablanca alcançou sua máxima expressão. Sem sofrer derrota, obteve 8 pontos (seis vitórias e quatro empates), um ponto e meio a mais que seua imediatos perseguidores, o campeão mundial Emanuel Lasker e o alemão Siegbert Tarrasch. Alexander Alekhine e Frank Marshall, ambos os mestres com 6 pontos, completaram a nômina de classificados à final.
Nesta primeira fase ficaram eliminados: Ossip Bernstein e Akiba Rubinstein (5 pontos), Aaron Nimzowitsch (4 pontos), Joseph lackburne e David Janowsky (3 pontos e meio) e Isidor Gunsberg (1).
O torneio final foi em round-robin duplo entre os cinco jogadores restantes, com os pontos da fase preliminar sendo mantidos. Lasker venceu brilhantemente a prova e recebeu um prêmio de 1200 rublos, Capablanca 800 rublos, Alekhine 500 rublos, Tarrasch 300 rublos e Marshall 250 rublos. Foram pagos também prêmios por brilhantismo onde Capablanca recebeu 125 rublos por sua vitória sobre Bernstein, Tarrasch 75 rublos por sua vitória sobre Nimzowitsch e Blackburne 50 rublos (Prêmio especial) por sua vitória sobre Nimzowitsch. As posições finais foram:
1. Emmanuel Lasker 13½; 2. José R. Capablanca 13; 3. Alexander Alekhine 10; 4. Siegbert Tarrasch 8½; 5. Frank Marshall 5
Uma curiosidade foi que o fundo de prêmios pudo completarse exclusivamente com o arrecaudado por venda de ingressos (6000 rublos).

A batalha decisiva
Ainda hoje se faz referência á partida decisiva entre Lasker e Capablanca, acontecida a falta de três rodadas. O campeão mundial, levando as peças brancas, aplicou a variante das trocas da Ruy Lopez -uma das suas especialidades-. A escolha de Lasker pode ter levado Capablanca a se confiar excessivamente no caráter pacífico da confrontação. Em vez de jogar ativo tentando dar jogo aos seus bispos, o cubano tratou a posição de forma passiva, e foi ficando inferior. Com manobras que entraram nos livros de estrategia superior, Lasker obteve a vitória. Desmoralizado, Capablanca perdeu ainda a seguinte partida da prova ante Tarrasch, permitindo a Lasker ultrapassa-lo nas posições.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Triple empate no campeonato estadunidense


A cidade de Saint Louis foi até ontem sede do campeonato nacional estadunidense, um certâmen categoria XV da FIDE (2610 de elo médio) com Gata Kamsky (foto) como primeiro pré-classificado. Antes da última rodada os grandes mestres Aleksandr Lenderman e Varuzh Akobian  compartilhavam a primeira posição e se enfrentavam entre se na rodada decisiva, com Kamsky a meio ponto. O empate entre Lenderman e Akobian e a vitória de Kamsky deixou aos três mestres igualados no primeiro lugar da prova. Hoje se realizam os desempates com partidas rápidas: Akobian enfrenta a Lenderman e o vencedor joga a final contra Kamsky -que classificou a esta instância por ter o melhor sistema desempate-. No torneio feminino também há desempate entre três enxadristas: Irina Krush -melhor desempate-, Anna Zatonskih e Tatev Abrahamyan

Posições (absoluto)
1-3. G. Kamsky, A. Lenderman, V. Akobian 7; 4-5. S. Shankland, D. Naroditsky 6; 6-8. A. Onischuk, J. Friedel, R. Robson 5½; 9-10.  T. Gareev, S. Erenburg 4½; 11. A. Ramirez 4; 12. M. Molner 3½

Wesley So vence o memorial Capablanca


O grande mestre filipino Wesley So (foto) fez história ao se adjudicar a 49a edição do tradicional memorial Capablanca, realizado na capital de Cuba, La Habana. Desta forma So confirma seus méritos para permanecer no seleto grupo dos melhores mestres do mundo (com mais de 2700 pontos de elo).
Da prova, realizada entre os dias 8 e 18 deste mês, teve seis participantes de grande nível no torneio principal (denominado Elite), que, alcançou a categoria XIX da FIDE (2721 de elo médio).

Posições
1. W. So 6½; 2. L. Bruzon 5½; 3. L. Do-minguez 5; 4-5. F. Vallejo, Z. Almasi 4½; 6. V. Ivanchuk 4

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Textual: Bobby Fischer sobre os velhos campeões

Bobby Fischer com a atriz e cantante Ann-Margret (Suécia) 
  • "O xadrez depende muito da teoria de abertura e os campeões do século passado não a conhecem tanto quanto eu e outros enxadristas atuais. Então se você os trouxe-se da morte, eles não se dariam bem, porque utilizam aberturas muito ruins. Alguns garotos de 14 anos, ou ainda mais novos, poderiam obter uma vantagem de abertura contra Capablanca, e especialmente contra os jogadores do século anterior, como Morphy ou Steinitz. Talvez eles ainda seriam capazes de virar o jogo contra aquele hipotético enxadrista novo, ou talvez não, porque hoje quando você ganha uma vantagem na abertura conhece como continuar; há muitos exemplos de que fazer desde essa posição de abertura. Isto é realmente mortal, e é porque eu não gosto mais do xadrez clássico".

terça-feira, 13 de maio de 2014

Presidente da CBX preside reunião da Comissão de Projetos Sociais



O Presidente da CBX GM Darcy Lima (no centro da foto) presidiu no dia 2 de Maio em Bridgetown, Barbados, a reunião da Comissão de Projetos Sociais da FIDE da qual é Chairman
Na foto vemos também ao Presidente da Federação de Barbados Rohan White, o médico Dr David, o Presidente da Comissão de Desenvolvimento da FIDE Allan Hebert e Dr David Jarret Conselheiro da Comissão. Presente também a reunião o Chairman da Comissão de Xadrez nas Escolas e Vice Presidente da FIDE Ali Nihat Yazici.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Schwarzenegger em Rio

Escreve Alberto Mascarenhas (*)


Busquei uma palavra que sintetizasse o espírito de todos aqueles que trabalharam ou que produziram e acompanharam as 200 inscrições nos eventos de xadrez deste domingo histórico no Rio Centro para o xadrez do RJ (27/4/14) !
Impressionamos a todos os alheios ao nosso meio, desde patrocinadores e organizadores gerais, até o imenso público presente. Basta dizer que compartilhamos o mesmo espaço com a modalidade Powerlifiting e tivemos como vizinhos uma rampa de skate, outra para bikes, um espaço de pula corda e outro de body dance !! Maior diversidade impossível...
Creators !!
Sim, cada um de nós que esteve ontem no Rio Centro é «Um criador do futuro» (do nosso querido xadrez) pois ajudou de certa maneira a que fosse possível realizarmos uma maratona de xadrez num ambiente improvável para nossas competições, gerando uma forte exposição para nosso esporte e provando que podemos ser parte de algo maior, dentro de um espírito lúdico, dinâmico e que posiciona o xadrez como um item de interesse para feiras multi esportivas como é a Arnold Classic Brasil !!
Houve centenas de fotos tiradas do evento, mas a mais marcante e simbólica para mim é a foto que acompanha esta nota, entre duas crianças (Victor e Maria Victória) 


...que jogaram a simultânea no início do dia e ainda tinham pique para jogar xadrez num cantinho do evento em torno das 20 horas da noite, após um dia maratônico, por iniciativa própria ! Really Creators !
Meu agradecimento especial a todos que lá estiveram, desde a aguerrida equipe arbitral com Élcio Moutão no comando, passando por cada acompanhante, e em especial a cada guerreiro ou guerreira enxadrista que fez parte dessa história.


Abrimos portas e certamente novas oportunidades serão criadas, nos diversos modelos de eventos que podemos organizar.

(*) O mestre fide Alberto Mascarenhas é o Presidente da Fexerj (Federação de Xadrez do estado de Rio de Janeiro) - Fotos gentileza Albert Silver