domingo, 30 de março de 2014

Finalizou o Candidatura: Anand primeiro, Karjakin segundo


O ex-campeõ mundial Viswanathan Anand finalizou o torneio Candidatura sem perder partida, mostrando um jogo regular e sólido, características que faltaram no jogo dos outros dois mestres que a priori apareciam como favoritos -Levon Aronian e Vladimir Kramnik-. O armênio, em queda livre, ainda perdeu sua última partida ante Sergey Karjakin (na foto, observado pelo presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov), que obteve o segundo lugar na prova. Amanhã se realiza a cerimônia de encerramento da competição.

Posições
1. V. Anand 8½; 2. S. Karjakin 7½; 3-5.  V. Kramnik, S. Mamedyarov, D. Andreikin 7; 6-7. L. Aronian, P. Svidler 6½; 8. V. Topalov 6

sábado, 29 de março de 2014

Anand vai ter uma nova chance ante Carlsen


Viswanathan Anand (foto) é o grande campeão do torneio Candidatura 2014, que acaba amanhã na cidade russa de Khanty Mansiysk. O mestre indiano empatou a sua partida ante Sergey Karjakin pela 13a rodada mostrando um seguro plano defensivo em uma posição com torre contra dois peças menores do seu adversário porém com todos os peões do mesmo lado, enquanto Levon Aronian, que ainda tinha chances de lhe dar alcance, teve um dia negativo e perdeu ante Dmitry Andreikin jogando muito longe do seu nível.
Anand ganha assim uma nova oportunidade contra o atual campeão mundial Magnus Carlsen, da Noruega, que lhe arrebatou o título a fins do ano passado em match realizado em Chennai (Índia). A FIDE anunciou que nos próximos dias vai anunciar qué cidade será sede de este novo duelo entre os dois grandes mestres.
A vitória de Anand no torneio foi mais que justa: além de não ter perdido partida (os restantes participantes sofreram duas derrotas como mínimo), foi quem mostrou o jogo mais regular e seguro, devendo sortear poucos inconvenientes. A sua forma, com certeza, é melhor que a mostrada no match contra Carlsen, o que permite esperanças de ver um grande espetáculo no seu seguinte duelo.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Candidatura: rodadas decisivas


Quando somente faltam duas rodadas as principais posições se mantem no mesmo estado que o mencionado no artigo do dia livre prévio. O ex-campeão mundial Viswanathan Anand mantem o ponto de vantagem sobre Levon Aronian, depois que ambos os mestres empataram seus três últimos jogos. Se acaso, os dias prévios simplificaram a equação pelo primeiro lugar ao deixar fora a um dos principais favoritos, o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik que teve uma fase desastrosa onde somente fez meio ponto de três –não lembramos uma sequência tão má do mestre russo-.
Com a queda de Kramnik, a luta pelo primeiro lugar ficou exclusivamente entre Anand e Aronian. Matematicamente, ainda conservam chances Sergey Karjakin e Shkriyar Mamedyarov, que estão a um ponto e meio de Anand e a meio ponto de Aronian, mas essas chances hoje transitam mais a terra das fantasias. O milagre pode-se produzir se Karjakin, na próxima rodada, vence a Anand, mas ainda eles dependem de outros resultados. Em sintesis: muito difícil que o vencedor salga do duo Anand – Aronian.
No caso de Anand empatar os dois jogos restantes -uma hipótese realista, desde que o ex-campeão mundial não perdeu jogo até aqui e está jogando muito sólido-, o mestre armênio está obrigado a vencer as duas partidas para lhe alcançar -o que seria em virtude uma ultrapassagem, dado que o regulamento estipula como primeiro desempate o maior número de vitórias-. Note que este último caso ilustraria uma mirabolante situação: quem jugou melhor acabaria derrotado no segundo lugar, como fruto do absurdo de colocar como sistema desempate o maior número de vitórias.

Obviamente, se acontecesse um caso dessa magnitude, Anand lamentaria muito ter dado empate em posição melhor –ganhada, segundo parece- ante Andreikin na 12ª rodada. Mas por enquanto, maior peso tem outra partida: Anand x Aronian, 1ª rodada, 1x0. Esse ponto é a diferencia que separa hoje aos dois mestres. Considerando o visto nas primeiras 12 rodadas, nada parece apontar que Anand pode ter algum problema na hora de ganhar sua chance para uma revanche ante Magnus Carlsen.

Emparceiramento da rodada 13 (jogos desde 06.00 AM hora Brasil)
S. Karjakin - V. Anand
D. Andreikin - L. Aronian
P. Svidler - S. Mamedyarov
V. Kramnik - V. Topalov

Posições
1. V. Anand 7½; 2. L. Aronian 6½; 3-4. S. Mamedyarov, S. Karjakin 6; 5-8. V. Kramnik, D. Andreikin,  V. Topalov, P. Svidler 5½

quarta-feira, 26 de março de 2014

Anand é cômodo líder quando restam somente três rodadas


Quatro empates na rodada de hoje mantem as coisas no mesmo estado: o ex-campeão mundial Viswanathan Anand (foto) lidera o torneio Candidatura com um ponto de vantagem, seguido por Levon Aronian. O mestre indiano dividiu o ponto com o ex-campeão mundial Vladimir Kramnik levando as peças pretas em uma abertura Catalã, enquanto Aronian, também de pretas, empatou com Peter Svidler em um jogo desenvolvido na abertura Reti. Os outros jogos foram os empates entre Dmitry Andreikin e Shakriyar Mamedyarov e Veselin Topalov e Sergey Karjakin

Posições
1. V. Anand 7; 2. L. Aronian 6; 3-5. S. Mamedyarov, S. Karjakin, P. Svidler 5½; 6-7. V. Kramnik, D. Andreikin 5; 8.  V. Topalov 4½

segunda-feira, 24 de março de 2014

As chances de Anand são muito boas

Cumprimentação prévia ao jogo (correspondente à nona rodada) entre Anand e Topalov
A falta de cinco rodadas, o ex-campeão mundial Viswanathan Anand é cômodo líder no torneio Candidatura, com 6 pontos sobre 9 possíveis. Cômodo não pelo ponto de vantagem sobre Levon Aronian ou o ponto e meio sobre Vladimir Kramnik –nos papeis, seus mais diretos adversários-, considerando que qualquer imprevisto pode reduzir a diferencia ou elimina-la. Mas sim porque o mestre indiano está demostrando ser o mais regular dos participantes em Khanty Mansiysk, sem sofrer derrotas nem correr riscos. Se no anterior dia livre nos perguntamos acerca da validade da estratégia Petrosian de administrar vantagens com empates tranquilos, a medida que se acerca o final da prova esse plano toma mais consistência lógica, e Anand demostrou que sabe aplica-lo á perfeição. As chances de ele vencer são grandes –os outros mestres ainda têm que vencer seus próprios fantasmas e recuperar jogo- e com isso ganharia mais uma oportunidade contra Carlsen. Sobre as circunstâncias de um novo duelo já comentamos no passado dia livre; voltaremos ao tema quando pertinente.

Sobre seus perseguidores imediatos: Levon Aronian (5 pontos) pode mais uma vez cumprir o agoureiro prognóstico de Garri Kasparov, quem já no passado Candidatura (Londres 2013) comentou que nas situações críticas os nervos do mestre armênio o atraiçoam. No entanto, cinco rodadas faltantes são muitas, e Aronian pode recuperar fôlego com um par de vitórias e voltar a lutar pela liderança. Meio ponto abaixo estão Vladimir Kramnik, Sergey Karjakin e Shakriyar Mamedyarov. Na anterior crônica, Mamedyarov já tinha começado a sua recuperação depois de um começo ruim. Mas a recuperação mais importante destas últimas rodadas foi a de Karjakin, que passou de ser o lanterna a se posicionar entre os líderes da competição. Kramnik está no sentido inverso, tendo perdido dois dos seus últimos três jogos. Para o mestre russo o descanso de hoje pode ser crucial para se recuperar animicamente e tentar nos próximos dias uma aproximação à liderança, por agora esquiva. Em outra ordem de coisas, o ex-campeão mundial manifestou a sua surpresa porque nenhum dos mestres protestou contra o sistema desempate, que é absurdo considerando os direitos que a prova outorga. Como o ano prévio, consiste em premiar o maior número de vitórias, em vez do que seria mais lógico: um match de partidas rápidas entre os mestres que compartilham o primeiro lugar.

domingo, 23 de março de 2014

Todo a pedir de Anand


Viswanathan Anand (foto) deu um grande passo ao frente no torneio Candidatura que se celebra na cidade russa de Khanty Mansiysk. Após a nona rodada, e quando restam cinco, o ex-campeão mundial sacou um ponto de vantagem sobre seu mais imediato perseguidor.
Isto é assim porque em uma rodada dramática e cheia de surpresas os outros dois candidatos, Levon Aronian e Vladimir Kramnik perderam. O armênio levou as pretas ante Shakriyar Mamedyarov, que aplicou a aguda variante Kmoch da Nimzoindia (4.f3) e venceu um espetacular jogo. Já o ex-campeão mundial russo, também de pretas, cometeu um grave erro na abertura (um sistema Londres) e ficou muito inferior, perdendo posteriormente ante Sergey Karjakin.
Porém como à sorte há que ajuda-la, Anand venceu seu próprio jogo ante Veselin Topalov, utilizando um h3 cedo na Siciliana Najdorf.
Na partida restante, Peter Svidler e Dmitry Andreikin assinaram um empate.
As posições: 1. V. Anand 6; 2. L. Aronian 5; 3-5. V.Kramnik, S. Karjakin, S. Mamedyarov 4½; 6-7. D. Andreikin, P. Svidler 4; 8. V.Topalov 3½

sexta-feira, 21 de março de 2014

Dois líderes após primeira volta do Candidatura


Finalizou a primeira volta no torneio Candidatura que se realiza na cidade russa de Khanty Mansiysk (desde amanhã tem lugar as revanches), com dois líderes: o ex-campeão mundial Viswanathan Anand e o número 2 do mundo -de acordo ao rating elo- Levon Aronian (foto)
A sétima rodada foi uma das mais emocionantes da prova: desde o atrativo empate entre Peter Svidler e Viswanathan Anand, passando pela vitória de Levon Aronian sobre Sergey Karjakin que lhe permite alcançar ao líder, até a dramática partida entre Vladimir Kramnik e Shakriyar Mamedyarov, onde ambos os mestres tiveram suas chances em uma aguda variante Ragozin do Gambito de Dama declinado porém finalmente o russo se fez com o ponto. E ademais, a primeira vitória de Dmitry Andreikin, sobre Veselin Topalov.
Finalizada a primeira volta do torneio, as posições são as seguintes: 1-2. V. Anand, L. Aronian 4½; 3. V. Kramnik 4; 4. P. Svidler 3½; 5-7. V. Topalov, D. Andreikin, S. Mamedyarov 3; 8.  S. Karjakin 2½

quinta-feira, 20 de março de 2014

Anand administra; alcança?


O ex-campeão mundial Viswanathan Anand (foto) lidera o torneio Candidatura desde a primeira rodada, quando realizou a sua melhor partida da prova –até aqui- e derrotou a Levon Aronian em uma Ruy Lopez anti-Marshall de trâmite técnico. O valor desse resultado, como pode se observar na atual tabla de posições, foi grande, e talvez decisivo.
O mestre indiano obteve mais uma vitória –na terceira rodada, explorando a má forma do começo de torneio de Shakriyar Mamedyarov- e quatro empates. Destes últimos, dois foram contra mestres com aspirações de vitória no torneio –e tanto contra Vladimir Kramnik quanto contra Veselin Topalov foram partidas lutadas e com diversas situações-, porém nas outras dois, contra Dmitry Andreikin e Sergey Karjakin, deixou a impressão que se conformou com administrar o meio ponto de vantagem que, desde a terceira rodada, tem sobre seus imediatos perseguidores.
Alcança com isso? Apesar de não ter finalizado a primeira volta (falta uma partida para isso, e depois vêm as revanches), já há quem especula com uma estratégia tipo Petrosian (em Curaçao 1962) consistente em seguir empatando e confiar que os adversários não suportem a tensão da luta pelo primeiro lugar.
Na última rodada, essa estratégia funcionou de forma perfeita. Considerando o empate tranquilo na partida entre o ex-campeão mundial e Karjakin, qualquer um dos seus três perseguidores (Kramnik, Aronian, Svidler) que ganhasse sua partida o alcançaria na liderança.
Peter Svidler esteve perto. Surpreendeu a Mamedyarov com a escolha da abertura (Holandesa, em vez da habitual Grünfeld), equilibrou com facilidade chamativa e até ficou melhor na passagem da abertura ao meio jogo. E ai... um erro de cálculo o deixou com as mãos vazias.
Vladimir Kramnik a teve difícil desde a abertura, desde que não achou a forma de contra restar um pouco usual plano de seu adversário Topalov, que levando as peças brancas e utilizando a velha linha de Blackburne contra o Gambito de Dama declinado (5.Bf4) aplicou um plano que tinha somente dois antecedentes: um dele mesmo; o outro de uma partida do primeiro campeão mundial, Wilhelm Steinitz, de 1896 (!). A vitória de Topalov não somente relegou Kramnik, mas também deu novas esperanças ao mestre búlgaro, que como Mamedyarov recuperou posições.
Levon Aronian foi quem mais se aproximou da liderança nessa sexta rodada. Pois ao ingressar ao final da sua partida contra a lanterna da prova, Dmitry Andreikin, contava com um peão a mais, livre e afastado, em uma posição com torre e bispo contra torre e cavalo, dessas que normalmente se ganham com boa técnica –da qual certamente Aronian não carece-. Porém não era o dia do mestre armênio, e depois de trocar seu bispo pelo cavalo estragou a vantagem, devendo se conformar com um empate ao estilo Pirro, outorgando assim o terceiro motivo de alegria ao líder cômodo da prova.
Certo, nem sempre as coisas funcionam desse jeito e um par de resultados pode fazer mudar o plano de Anand, porém até aqui o indiano está realizando seu objetivo de obter uma nova oportunidade contra o homem que tirou seu título, o norueguês Magnus Carlsen. A dívida de Anand, no que ao norueguês se refere, não é tanto de resultados quanto de jogo em se.

O líder do torneio ao segundo dia livre com uma posição cômoda. A partir daqui, os acontecimentos vão se acelerar, e com certeza vamos ver interessantes batalhas. Poderá Anand se manter na liderança sem acosso direto dos restantes mestres?

quarta-feira, 19 de março de 2014

Anand favorecido após dramática rodada

Kramnik e Topalov não se enfrentavam em ritmo clássico desde 2008
O ex-campeão mundial Viswanathan Anand pode sorrir com os resultados registrados na sexta rodada do torneio Candidatura que se realiza até este fim de mês na cidade russa de Khanty Mansiysk, já que os resultados registrados melhoram suas chances.
O mestre indiano segue com a política de administrar a vantagem (meio ponto antes da rodada, sobre três perseguidores), e hoje empatou mais uma partida tranquila ante Sergey Karjakin -o mestre russo parece não estar no seu melhor torneio).
Dos três mestres que se posicionavam a meio ponto, dois perderam -Svidler e Kramnik-, e agora somente Aronian é uma ameaça à liderança de Anand.
Peter Svidler obteve vantagem ante Mamedyarov, levando as peças pretas em uma Holandesa. No entanto, um feio erro de cálculo deu volta o jogo e o azeri acabou vencendo.
Vladimir Kramnik, também com as peças pretas, não tratou com acerto a posição do gambito de dama declinado ante Veselin Topalov e saído da abertura ficou inferior. Após uma rápida transição no meio jogo, surgiu um final com peão a mais, livre e afastado, para o búlgaro. Com excelente técnica as brancas concretizaram a vantagem.
Para Topalov e Mamedyarov a vitória foi muito importante: ambos os mestres ficaram -junto com seus vencidos- a um ponto de Anand, mantem chances na prova e sobretudo se recuperaram das derrotas prévias.
Se estes resultados favoreceram Anand -a diferencia com Kramnik e Svidler é maior agora- o da última partida em finalizar lhe deu outro motivo de felicidade.
Levon Aronian, levando as brancas ante Dmitry Andreikin, e depois de um complicado meio jogo, obteve um final muito semelhante ao da partida entre Topalov e Kramnik: peão a mais, afastado e livre. O mestre armênio, que normalmente tem uma técnica notável, se apressou, realizou uma simplificação errada e apenas empatou. Segundo as próprias palavras de Aronian, "fiquei maluco". Acontece... quem não perdeu uma posição ganha por não ter um dia fino na administração da fase técnica?
As posições, faltando uma rodada da primeira volta, são: 1. Viswanathan Anand 4; 2. Levon Aronian 3½; 3-6. Veselin Topalov, Vladimir Kramnik, Shakriyar Mamedyarov, Peter Svidler 3; 7. Sergey Karjakin 2½; 8. Dmitry Andreikin 2

terça-feira, 18 de março de 2014

Svidler entrou novamente na conversa


Após a quinta rodada do torneio Candidatura que se realiza em Khanty Mansiysk, a tabla de posições ficou partida em duas partes bem diferenciadas. Na de acima, Viwanathan Anand segue liderando com meio ponto acima de seus imediatos perseguidores Vladimir Kramnik e Levon Aronian, aos que se adicionou Peter Svidler (foto). O resto dos participantes estão se separando, um ponto por debaixo.
Peter Svidler teve nesta quinta rodada outro final de bispos de diferente cor e material pesado, mas esta vez, diferente da partida prévia onde perdeu ante Aronian, foi ele que mostrou boa técnica para se impor ante Topalov. A posição tinha surgido de uma Ruy Lopez onde o grande mestre russo, que levou as peças brancas, obteve uma vantagem cedo em função do par de bispos ativos. 
O jogo mais esperado da jornada não defraudou: Kramnik e Aronian assinaram um empate, mas somente após uma longa e muito boa batalha. A partida começou tranquila, porém foi se complicando e derivou em uma posição de meio jogo muito desequilibrada. No momento chave, Aronian entregou a dama de forma momentânea para explorar um peão livre, e todo acabou em um final de torre com uma ligeira vantagem para Kramnik porém objetivamente empatado.
Anand segue na liderança após empatar com Andreikin levando as peças pretas. O mestre indiano por enquanto administra o placar, com o meio ponto acima dos mais perigosos adversários. O restante jogo foi uma incolora divisão do ponto entre Karjakin e Mamedyarov.

Posições1. V. Anand 3½; 2-4. V. Kramnik, L. Aronian, P. Svidler 3; 5-7. V. Topalov, S. Karjakin, S. Mamedyarov 2; 8. D. Andreikin 1½

segunda-feira, 17 de março de 2014

Aberto do Brasil em Vitória


A capital de Espírito Santo é novamente sede de uma das principais provas do calendário anual do xadrez brasileiro: entre os dias 20 e 23 deste mês uma edição do Aberto do Brasil terá lugar nessa bonita cidade, com a participação de conhecidos referentes do jogo ciência de Brasil e América do Sul.
A prova se realizará nas cômodas instalações do hotel Quality Aeroporto (foto) –situado a 500 metros da famosa praia de Camburi-, que já albergou o torneio na passada edição. Válida para o rating elo FIDE  e CBX, entrega 5200 reais em prêmios. Se realiza pelo sistema suíço em sete rodadas, sendo o árbitro principal o internacional Pablyto Robert.
Destaque para a participação de dois grandes mestres: o argentino Sandro Mareco, que vem de participar em fortes torneios no continente europeio, e o brasileiro Everaldo Matsuura, vencedor da edição 2013. Também participam os mestres internacionais Yago Santiago, Roberto Molina, Wellington Rocha, Dragan Stamenkovic, Leandro Perdomo e Luis Rodi.
A dedicada organização, liderada pelo presidente da Federação Espírito-santense de Xadrez, Jonair Pontes, obteve um valor promocional do hotel para as estadias dos enxadristas durante o desenvolvimento da prova, assim como para as comidas.
Confira os dados da prova no seguinte link:

Aronian vence e se coloca a meio ponto de Anand


Se realizou hoje a quarta rodada do torneio Candidatura na cidade de Khanty Mansiysk (Rússia) que deve decidir o desafiante de Magnus Carlsen no futuro duelo pelo título mundial. O ex-campeão mundial Viswanathan Anand mantém a liderança após empatar com o também ex-campeão mundial Vladimir Kramnik em interessante partida depois de um Gambito de dama declinado, variante Viena. No entanto, o armênio Levon Aronian (foto), número 2 do mundo no rating elo, ganhou uma bonita partida com alarde técnico a Peter Svidler e fica, junto com Kramnik, a meio ponto de Anand.
Nos outros jogos, Shakriyar Mamedyarov acaba a má fase ao vencer a Dmitry Andreikin, e a partida entre Sergey Karjakin e Veselin Topalov acabou em empate (o quarto em forma consecutiva do ex-campeõ mundial).
A partida mais dramática da rodada:

Aronian,Levon (2830) - Svidler,Peter (2758) 
FIDE Candidates 2014 Khanty-Mansiysk RUS (4.4), 17.03.2014
[Comentários do mestre internacional Luis Rodi]

1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 d5 

Svidler segue fiel à Grünfeld, defesa da qual é talvez o máximo especialista mundial -e com certeza, o seu principal defensor no mais alto nível-. Ao longo do tempo, vem mantendo com Aronian um especial duelo nesta defesa, e se nos primeiros anos os resultados lhe favoreceram, nos últimos jogos o mestre armênio foi equilibrando o placar com vitórias na linha 4.Bf4 e a da partida 

4.Cf3 Bg7 5.cxd5 Cxd5 6.e4 Cxc3 7.bxc3 c5 8.Tb1 

Esta é uma das mais agressivas variantes que as brancas dispõem contra a hipermodernista ideia preta. A torre abandona a diagonal maior negra potencialmente perigosa, se posicionando ativamente na coluna semiaberta 

8...0–0 9.Be2 cxd4 

A linha principal. As pretas variam com relação ao antecedente entre os mesmos protagonistas que utilizou a alternativa -recentemente na moda- 9...b6 com a continuação 10.0–0 Dc7 11.Bg5 e6 12.Dd2 Bb7 13.De3 Cd7 14.Bf4 e5 15.Bg3 Tae8 16.d5 com alguma vantagem branca Aronian - Svidler, Paris (Alekhine memorial) 2013

10.cxd4 Da5+ 11.Bd2 

A presente entrega de peão é a continuação crítica. No caso de 11.Dd2 Dxd2+ 12.Bxd2 as pretas não têm problemas, razão pela qual a linha é raramente utilizada no nível magistral. Teve seu quarto de hora no match de Sevilla 1987 entre Kasparov e Karpov (com o primeiro levando as peças pretas). Uma continuação possível é agora 12...b6 13.0–0 Bb7 14.d5 Ba6 15.Bxa6 Cxa6 16.Be3 f5= Bauer - Svidler, Cannes (rapid) 2001

11...Dxa2 12.0–0 b6 


Svidler raramente utilizou este lance -que é um acontecimento mais usual nos jogos de Morozevich e Ivanchuk, por exemplo-. Por alguma razão que por enquanto permanece oculta, o varias vezes campeão da Rússia prefere deixar de lado nesta oportunidade o lance 12...Bg4, linha da qual é um grande especialista. A ideia é evitar a preparação de Aronian ou Svidler quis experimentar novos rumos com o lance feito na partida? 

13.Dc1 Bb7 14.Bc4 Da4 15.Bb5 Da2 16.Te1 

Claro que a ideia de Aronian não é um empate por repetição. O direito de levar as peças brancas se cotiza em muito neste tipo de competições 

16...Tc8 17.Dd1 Dc2 18.De2 Cc6 19.Bd3 

A menos crítica 19.e5 foi a escolha de Aronian uns meses trás na sua partida ante Grischuk (Beijing 2013) e as pretas não tiveram problemas para equilibrar com 19...Cd8 (19...Ca5!?) 20.Bd7 Tcb8 21.h4 Bd5 22.Tbc1 Da2=

19...Da2 20.Bc4 Da4 21.Bb3 Da3 


Este lance é o núcleo da preparação de Svidler -ambos os protagonistas vinham jogado a velocidade até este ponto, demonstrando que seguiam na teoria-, variando sobre a alternativa 21...Da6 (Lautier - Shirov, Belgrado 1995) que o mestre russo considera inferior. O movimento de dama à casa a3 somente tinha sido empregado em partidas por correspondência

22.Bxf7+!N 

"Ao menos há três decentes possibilidades para as brancas nesta posição; sem entrar em detalhes, a entrega de bispo é a mais crítica, porém eu penso que as pretas devem se defender" (Svidler). 22.e5 tinha sido a escolha branca nos jogos precedentes da linha 22...e6 23.d5 exd5 (23...Cd8 24.d6 a5 25.Db5 Bc6 26.Dxb6 Tcb8 27.De3 a4 28.Bc1 Dxb3 29.Txb3 Txb3 com compensação Bobel - Sychov, corr 2011) 24.Bxd5 Cd8 25.Bb4 Da4 26.Bxb7 Cxb7 27.e6 Cd8 28.e7 Ce6 29.Ce5 De8 30.Bd6 com compensação Tomecek - Hryniw, corr 2008

22...Rxf7 23.Dc4+ e6 24.Cg5+ Re8 25.Cxe6 

25.Dxe6+ De7 26.Dg8+ Bf8 é menos crítica, embora as brancas ainda têm compensação continuando com 27.Be3 Dg7 28.Da2

25...De7 26.Cxg7+ 

Depois da partida Svidler sinalou que este lance não é a ideia mais crítica aqui. Talvez as brancas tenham que olhar a possibilidade 26.d5!? com complicações ao cabo de 26...Cd4 27.Da4+ b5 28.Txb5 Cxb5 29.Dxb5+ Rf7 30.Cg5+ Rg8 31.d6 No entanto, parece que a posição pode se encaminhar ao equilíbrio em linhas como 31...Dxd6 32.Dxb7 Tab8 33.Df7+ Rh8 34.Ce6 Tg8 35.Bg5 Db4 36.Tc1

26...Dxg7 27.Bc3 


"Então, quando chegamos a esta posição eu tinha que fazer uma escolha entre 27... Cd8 ou 27...Cxd4. Pensei por cerca de quarenta minutos e a decisão foi feita quando tive que pensar se fazer um empate ou jogar a partida. Agora bem, você não ganha torneios como este fazendo empates em uma posição interessante, além do que tenha feito na primeira rodada, ou talvez devido a isso" (Svidler; ao final se refere ao seu empate por repetição de lances ante Karjakin) 

27...Cd8!? 

Svidler decidiu seguir a luta, e depois da partida teve oportunidade para se arrepender disso. Objetivamente, a simplificadora [27...Cxd4 é mais segura; depois de 28.Dxd4 (28.Da4+ Dd7 29.Dxd4 Dxd4 30.Bxd4 transpõe) 28...Dxd4 29.Bxd4 Tc4 30.Ba1 Td8 31.f3 se chega a uma posição onde Svidler pensa que as pretas estão ligeiramente inferiores porém que não deveriam ter problemas para fazer empate 31...Td2 com contrajogo

28.Db3 

"Aqui tenho somente um peão pela peça. Usualmente isso não é suficiente, porém observei que Peter investia muito tempo na posição e que aparentemente não lhe era confortável. No entanto, eu tentava fazer os melhores movimentos possíveis"  (Aronian) 

28...Tc7 29.Ba1 Tac8 30.d5 Dd7 


A compensação branca é adequada. Tal como sinala Aronian, não se justifica desde o ponto de vista eminentemente matemático, porém outros fatores, como a exposição do rei preto e a força dos peões brancos unidos no centro, contam aqui de forma favorável, produzindo um equilíbrio dinâmico 

31.Db2 De7 

O condutor das pretas criticou duramente este lance depois da partida, porém não é tão ruim assim. No seu lugar, ambos os mestres analisaram 31...Df7 no post mortem 32.Tbd1 Tc2 33.De5+ Rd7 oferece chances para os dois lados

32.Tbd1 Cf7 

Pode ser uma imprecisão, no sentido que há ideias mais claras para o equilíbrio, porém é difícil saber se neste tipo de posições se joga para ganhar ou se assina o empate. No seu lugar, 32...Tc2 33.Dh8+ Df8 34.d6 (34.De5+ Rd7 35.Dg3 T8c4 com jogo complexo) 34...Bc6 35.d7+ Bxd7 36.Dxf8+ Rxf8 37.Txd7 T2c7 é aproximadamente equilibrado; Outra possibilidade é 32...Td7!?

33.e5 Tc2 34.Db5+ Dd7? 

Somente este lance é um erro que muda a avaliação da partida. A opção 34...Rf8 mantinha a posição em estado aberto, com os três resultados possíveis. Uma linha ilustrativa é 35.e6 Cd6 36.Da4 T8c4 37.Da3 Tf4 com complicações

35.Dxd7+ Rxd7 36.e6+ Rd6 37.exf7 

O lance mais natural... ou não? O computador aporta a ideia 37.Bf6!? que também parece forte 37...Cg5 38.Be5+ Rc5 39.e7 Bxd5 40.Bd4+ Rd6 41.e8D Txe8 42.Txe8² "Eu deveria por mais atenção... porém estava tão feliz de recuperar a peça que nem sequer considerei outras possibilidades" (Aronian)

37...Tf8 38.Te6+ Rd7 39.Tf6 Te2 40.f4!! 


Técnica! Quando as pretas ameaçavam com levar a torre à casa e7 para tomar em f7 e levar o jogo a um final quase inofensivo com bispos de cor diferente, Aronian acha este forte plano para assegurar a máxima atividade possível a suas peças, e claro, mantendo elas no tabuleiro. A ideia principal do lance branco é criar uma base de operações em e5 para o bispo, que suporta continuações como Td6+ e mostra mais uma vez que em posições com bispos de cor diferente e peças pesadas o lado que possui o bispo mais ativo tem as melhores chances 

40...Te7 41.Be5 Texf7 

Desafortunada é a opção 41...Tfxf7? 42.d6+-

42.Td6+ Re8 

42...Re7!? é algo melhor 43.Te6+ (43.Te1 Tc8„ as brancas não têm um descoberto útil) 43...Rd7 44.Tc1 Tc8 45.Ta1 com vantagem branca

43.Te1 

43.Ta1!? é também razoável

43...Te7 44.Tc1 


"Não tenho certeza que esta posição se possa salvar" (Svidler). O problema das pretas radica na falta de contrajogo; apesar que potencialmente os peões na ala de dama podem ser capazes de criar perigo, eles não podem ser postos em marcha sem antes atender as ameaças brancas 

44...Tff7 45.Bf6 Td7 46.Te6+ Rf8 47.d6 Rg8 

47...a5!? era a possibilidade de avançar os peões, porém as brancas dispõem de diversos planos para concretizar a vantagem aqui, por exemplo 48.g3 seguido da centralização do rei ou 48.Tc3 com a ideia 48...b5 49.Tc5±

48.h4 Tf8 49.Bg5 Rf7 50.Tce1 Bc6? 

50...Rg8 era necessária neste ponto 51.h5 Bd5 52.Te7 Txd6 53.h6 Bf7 54.Txa7± porém as chances práticas brancas são excelentes nesse caso

51.h5± 

O mestre armênio perde um imediato ganho com 51.Te7+ Rg8 52.Tc1+- porém a sua posição não se vê estragada pela falta de contrajogo preto

51...a5 

51...gxh5 52.Te7+ Rg8 53.Tc1 Txd6 54.Tc7 Be4 55.Be7±

52.Te7+ Rg8 53.hxg6 hxg6 

53...Txd6 54.gxh7+ Rh8 55.f5 Txf5 56.Bc1+-

54.T1e6+- Tf7 55.Txg6+ Rh7 56.Th6+ Rg7 57.Tee6 


A posição das pretas é sem esperanças, por exemplo se 57...Tf8 58.Thg6+ Rh7 59.g4 e as peças pretas, como desde faz alguns lances, são somente observadoras do progresso branco 1–0

domingo, 16 de março de 2014

Anand chega ao primeiro dia livre na liderança


O torneio Candidatura -realizado em Khanty Mansiysk até fim de mês- chegou ao seu primeiro dia livre com um líder: o ex-campeão mundial Viswanathan Anand, que depois de três rodadas leva duas vitórias e um empate. Na rodada de ontem, o mestre indiano aproveitou o mau momento de Shakriyar Mamedyarov -que vai de lanterna com apenas meio ponto- para vence-lo com as peças pretas -a primeira vitória da prova com essa cor-. Como o encontro entre Peter Svidler e Vladimir Kramnik -que compartilhavam a liderança com Anand antes da rodada- acabou em empate, Anand ficou sozinho na ponta da tabla e agora sonha com uma nova oportunidade de enfrentar a Magnus Carlsen, o atual campeão mundial que o venceu a fins do ano passado em Chennai.
A possibilidade de uma vitória neste torneio de Anand deixa abertas algumas interrogantes que por estes dias são objeto de conversa entre os entendidos. Será que nesse caso o indiano vai-se mostrar mais ambicioso que no match prévio? Sem a pressão de ter que defender o título, partindo de ponto claramente e talvez sem a pressão adicional de jogar no seu país natal, Anand pode ser outro jogador. Ou não, caso no qual a versão seguinte do duelo entre Carlsen e Anand vai se parecer muito aos realizados entre Alekhine e Bogoljubow (um adversário cômodo para o então campeão, que assim evitava rivais como Capablanca ou Rubinstein). Em qualquer caso, o futuro de um match Anand - Carlsen é uma grande incógnita.
Carlsen deveria temer mais um duelo com Levon Aronian ou Vladimir Kramnik, tanto por características de estilo quanto porque, especialmente o segundo dos citados, mostraram não ter medo nenhum na hora de enfrentar ao norueguês.
Kramnik começou algo melhor a prova: um cômodo empate de pretas ante Andreikin, a vitória ante Karjakin da segunda rodada mostrando uma nova ideia no gambito de Dama aceito e um jogo original e preciso, e a extraordinária defesa ante Svidler do jogo de ontem. O ex-campeão mundial está a somente meio ponto de Anand, e ambos se enfrentam na rodada de amanhã, no que vai ser um duelo estelar e de grande importância para o desenvolvimento do torneio.
Aronian, em cambio, começou com uma derrota ante Anand, da qual se recuperou em grande forma vencendo a Mamedyarov. Com o empate de ontem ante Topalov leva o cinquenta por cento dos pontos, e sua situação depende em muito do que faça na seguinte série de três jogos, que dirão se se prende entre os líderes, mantendo assim as chances de ganhar a prova.
Também leva o cinquenta por cento dos pontos o ex-campeão mundial Veselin Topalov (foto), que nesta oportunidade tem uma nova oportunidade de chegar às posições de privilégio no xadrez mundial depois de um período de declínio. A sua vitória na serie de torneios de Grand Prix que o classificaram à presente competição pode ter sido o ponto de partida. Não está entre os favoritos (Anand, Aronian e Kramnik têm esse papel na prévia) porém sim entre os que podem ganhar no caso de uma atuação excepcional (junto com Svidler e Karjakin).
Amanhã, desde as 06.00 am (hora Brasil) se realiza a quarta rodada, com o já mencionado enfrentamento Anand - Kramnik mais Aronian - Svidler, Karjakin - Topalov e Mamedyarov  - Andreikin.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Kramnik e Svidler se somam a Anand na liderança do Candidatura


Depois de realizada a segunda rodada no torneio Candidatura que se realiza na cidade russa de Khanty Mansiysk, são três os líderes. Ao indiano Viswanathan Anand, que tinha vencido Aronian na primeira rodada e hoje empatou com Veselin Topalov de pretas, se somaram os russos Vladimir Kramnik (venceu a Sergey Karjakin) e Peter Svidler (foto, derrotou a Dmitry Andreikin). Todos estão agora com um ponto e meio, seguidos a meio por Topalov e Aronian.
A partida mais interessante da rodada foi também a última em finalizar. A nova ideia aplicada por Kramnik em uma bem conhecida posição do Gambito de dama aceito (variante 3.e4) abre uma nova trilha teórica. O ex-campeão mundial jugou com grande energia para explorar as vantagens posicionais que surgiram como compensação de uma qualidade sacrificada. Karjakin perdeu as melhores ideias defensivas e logo sua posição foi-se deteriorando, caindo também em apuro de tempo que posteriormente Kramnik explorou com astutos lances.
Merece destaque também a recuperação de Levon Aronian, que após a queda ante Anand venceu levando as peças brancas e em boa forma a Shakriyar Mamedyarov após um Gambito de Dama declinado (variante Ragozin) de duplo gume. No momento crítico um erro do condutor das pretas lhe fez perder a dama por uma compensação que se revelou não suficiente.
A terceira rodada da prova acontece amanhã, desde as 06.00 am (hora de Brasil). Os jogos podem se seguir ao vivo no site oficial: http://candidates2014.fide.com/ que está realizando uma muito boa cobertura da prova.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Anand bate primeiro no Candidatura


O torneio Candidatura começou da melhor forma para o ex-campeão mundial Viswanathan Anand (foto), que foi o único participante em vencer seu jogo de hoje e ainda mais sobre um dos favoritos a ganhar a prova, o atual número 2 do rating elo, Levon Aronian. 
Levando as peças brancas, Anand abriu com peão rei, aparecendo no tabuleiro os familiares contornos da Ruy Lopez. Aronian aplicou uma entrega de peão com fortes semelhanças com o gambito Marshall, obtendo a clássica compensação na forma de peças ativas. Porém, o mestre armênio subestimou a posição e no momento certo o condutor das brancas devolveu o peão a cambio de ficar com par de bispos, obtendo assim uma apreciável vantagem. Sem contrajogo, a posição preta foi se deteriorando, e Anand obteve a vitória.
Os outros jogos acabaram em empate: Andreikin - Kramnik, Karjakin - Svidler, e a interessante batalha entre Mamedyarov e Topalov.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Começa o torneio Candidatura!

A cerimonia de abertura da prova
Vladimir Kramnik, um dos favoritos, atendendo á imprensa
A cidade russa de Khanty Mansiysk é novamente sede de um grande acontecimento enxadrístico. Desde amanhã, quinta 13 de março, e até o 31 do mesmo mês tem lugar o torneio Candidatura, com o objetivo de consagrar o desafiante ao título de campeão mundial, hoje em poder do prodígio norueguês Magnus Carlsen.
A prova se realiza pelo sistema round robin (todos contra todos) a dupla volta, contando com oito participantes encabeçados pelos ex-campeões mundiais Viswanathan Anand (Índia), Vladmir Kramnik (Rússia) e Veselin Topalov (Bulgária). Ademais: Sergey Karjakin (Rússia), Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaidjão), Dmitry Andreikin (Rússia), Peter Svidler (Rússia) e Levon Aronian (Armênia).
Hoje se realizou a cerimonia de abertura, estando prevista pára amanhã a primeira rodada, com os enfrentamentos Andreikin-Kramnik, Karjakin-Svidler, Mamedyarov-Topalov e Anand-Aronian.
O tempo de jogo: duas horas para quarenta lances, mais uma hora para os seguintes vinte e finalmente quinze minutos até acabar o jogo com 30 segundos por lance de acréscimo (desde o lance 61).
O torneio alcança a categoria XXI da FIDE, com um elo meio de 2770.

domingo, 9 de março de 2014

Carlsen veio, viu e venceu

O grande mestre Gilberto Milos (dir) arrancou dois empates ao campeão mundial (foto Adriana Lot)
Realizado o torneio aberto (com partidas rápidas nas primeiras rodadas e de uma hora nas últimas) Festa da Uva com a participação do campeão mundial Magnus Carlsen, junto com outros conhecidos grandes mestres (Rafael Leitão, Gilberto Milos e Andrés Rodriguez, que já tinham participado de um fechado com Carlsen, porém também Peter Nielsen e Sergey Tiviakov). Ontem tiveram lugar as últimas quatro rodadas. O campeão, depois de cinco vitórias consecutivas (ante Ruy Furst Gonçalves, Christian Augustopoulos, MF Roberto de Andrade, MI Daniel Contin e GM Felipe El Debs) empatou com Gilberto Milos, vencendo depois a Krikor Mekhitarian, Neuris Delgado e Peter Nielsen (alias, um dos seus colaboradores).
Carlsen finaliza sua participação no Brasil cedendo somente alguns empates, dois ante Gilberto Milos (no fechado e no aberto) e um ante o gm uruguaio Andrés Rodriguez (nas semifinais do fechado).

Principais posições aberto
1. M. Carlsen 8½; 2-3. K. Mekhitarian, G. Milos 8; 4-7. N. Delgado, S. Shankland, H. Van Riemsdijk, G. della Morte 7½; 8-24. J. Cubas, F. Perez Ponsa, P. Nielsen, R, Leitão, A. Rodriguez, S. Tiviakov, A. Valdes Escobar, N. Diaz, D. Stamenkovic, A. Pichot, F. Matsuura, D. Flores (...) etc.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Magnus Carlsen já está em terra gaúcha



Esta quarta-feira (05), o Governo do Estado de Rio Grande do Sul recebeu o campeão mundial de xadrez, grande mestre Magnus Carlsen. O enxadrista chegou ao estado na segunda-feira (03) para participar em Caxias do Sul do XIII Torneio Aberto Internacional de Xadrez - evento que ocorrerá na Festa da Uva e conta com o patrocínio da Lei de Incentivo ao Esporte. 
No plano protocolar, Carlsen foi recebido em horas da tarde pelo secretário estadual do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, e pelo coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa (CGCopa), Maurício Nunes Santos, que explicaram a preparação do Estado para a Copa.

Presentes
Durante sua estada na Secretaria do Esporte e do Lazer, o enxadrista, que é apaixonado por futebol, recebeu de lembrança um kit alusivo à Copa do Mundo de 2014, um livro sobre a história e as tradições do Rio Grande do Sul, e uma camiseta de time de futebol personalizada com seu nome, presente do ex-goleiro Mazaropi, atual diretor do Departamento de Assuntos Comunitários da Secretaria. 
O norueguês de 23 anos conheceu hoje o estádio oficial dos jogos da Copa do Mundo, o Beira-Rio, e o Campo Oficial de Treinamento (COT), a Arena do Grêmio. 

segunda-feira, 3 de março de 2014

Noemi Oliveira: falece precursora do xadrez em Brasil


A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) comunicou o passado 1 de março "com pesar, o falecimento de uma das precursoras do xadrez feminino no Brasil, Noemi Oliveira, aos 99 anos, ocorrido ontem, no Rio de Janeiro (RJ). Noemi foi vice campeã brasileira nos anos de 1957 (1º Campeonato Brasileiro Feminino), 1962 e 1963. A CBX apresenta suas condolências à família de Noemi Oliveira". 

domingo, 2 de março de 2014

Março é um mês de grandes torneios

Csaba Balogh, Judith Polgar e Zoltan Almasi, preparados para jogar o Continental de Europa desde hoje
Este mês se março promete ser muito interessante em matéria de torneios de xadrez. Aqui, alguns dos mais importantes:

Torneio Candidatura
Em primeiro lugar, tem o torneio Candidatura, que decide o futuro desafiante do campeão mundial Magnus Carlsen. A prova se realiza na cidade russa de Khanty Mansiysk desde o próximo dia 13, e conta com a participação de três ex-campeões mundiais -Viswanathan Anand, Vladimir Kramnik e Veselin Topalov- e cinco enxadristas de grande nível: Levon Aronian, Sergey Karjakin, Peter Svidler, Shakriyar Mamedyarov e Dmitry Andreikin. 

Continental de Europa
Entre os dias 3 e 14 deste mês se realiza em Yerevan, Armênia, a 15a. edição do torneio Continental de Europa. Os primeiros pré-classificados deste torneio de enorme força são os grandes mestres Bacrot, Eljanov, Jakovenko, Korobov, Malakhov, Tomashevsky, Wojtaszek, Moiseenko, Fressinet, Almasi, Areshchenko, Jobava, Kryvoruchko, Navara, Inarkiev, Khismatullin, Polgar, Matlakov, Alekseev e Riazantsev. 
Site oficial: http://www.eicc2014.am/

Carlsen em Brasil!
O campeão mundial vai participar da tradicional festa da Uva em Caxias do Sul, RS. Entre os dias 5 e 6 de março o norueguês enfrenta em partidas rápidas aos grandes mestres Rafael Leitão, Gilberto Milos (ambos os mestres de Brasil) e Andrés Rodriguez (Uruguai), no dia 7 oferece uma sessão de partidas simultâneas e palestra e finalmente participa de um aberto entre os dias 8 e 9.


A solução do problema de Chekhover


Na nossa seção de problemas para resolver, faz poucos dias trás apresentamos um dos mais conhecidos finais artísticos do compositor Vitaly Chekhover (1908-1965). As brancas jogam e empatam nesta criação do ano 1947.



A solução:

1.Rd1! Th2 2.Re1! Txg2 3.Rf1 Th2 4.Rg1 Th3 5.Rg2 Th6 6.f3!!


e as pretas -apesar da opinião dos engines- não podem progredir. O autor do problema mostrou, de modo ilustrativo, uma possível continuação: 6...Th7 7.Rg1 Tg7 8.Rg2 Tg6 9.Rf2 Te6 10.Rf1 Rf6 11.Rf2 Rf5 12.Rf1 = Note que a passagem ao final de peões com ideias como 12...Te4 são perigosas para o segundo lado, em virtude das brancas ter um peão livre na coluna g.