terça-feira, 31 de julho de 2012

Atenti!

A moda pelo ibope minuto a minuto chegou faz tempo ao xadrez. Com o cadáver do rei derrotado ainda no tabuleiro já há quem calcula exatamente o elo resultante da contenda, e assim se informa que após a sua vitória de hoje ante Bologan, o prodígio norueguês Magnus Carlsen alcança 2846,4 elo. Isto é, pertinho dos 2851 que chegou ter Garri Kasparov.
Carlsen pode ultrapassar esse record no caso de vencer nos seus dois jogos restantes em Biel, ante o representante holandês Anish Giri e o francês Etienne Bacrot.

Mais uma chance!

A pedido do público, extendemos a data estabelecida para solucionar o problema da semana.
Na olimpíada de Skopje, na ex Iugôslavia, alguns fortes participantes foram apresentados com o seguinte problema:






Se trata de uma obra do compositor iugôslavo Djaja, onde as brancas jogam e empatam. Por mais de meia hora, mestres como Paul Keres, Lothar Schmid, Robert e Donald Byrne, Jan Donner e Arthur Bisguier tentaram o resolver, sem sucesso.

OK, você tem algo mais de tempo: publicaremos a solução no próximo sábado 4 de agosto.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Carlsen ganha final de cavalos com recursos de livro

Finais de cavalo são as vezes muito complexos. Em casos, mais que a técnica um conhecimento sutil dos recursos táticos que essa peça oferece é fundamental. Alguns "locais comuns" da prática desse tipo de finais podem-se ver no seguinte, jogado horas trás no torneio de Biel.
Esses "locais comuns" são:
* Na luta de cavalo contra peão livre, o mais difícil de conter é o peão torre -pode ser atacado somente por um lado-
* Peões passados são prioridade em todo tipo de final. A sua concretização justifica entregas de material.
* Um arma importante do cavalo é o xeque duplo, que lhe permite ganhar tempos.


Wang,Hao (2739) - Carlsen,Magnus (2837)

45th Biel GM Biel SUI (7), 30.07.2012

[Notas do MI Luis Rodi]

Até aqui, o jogo tinha-se desenvolvido de forma relativamente equilibrada, com as brancas mantendo sempre a iniciativa desde uma Índia de Dama variante Nimzowitsch (4...Ba6) onde as brancas entregaram um peão na ala de dama a cambio de peças mais ativas. A posterior simplificação se produz oferecendo ao primeiro jogador um peão livre na coluna b

46.Cdb2?

Um sério erro de concepto. Primeiro porque perde um tema tático simples, porém fundamentalmente porque em posições deste tipo peões livres devem ser avançados! -para restringir as possibilidades adversárias e deixar suas peças passivas na vigilância desse peão-; 46.b6 é a continuação lógica, onde 46...a3 47.Cc1 Rf8 deve permitir às pretas o empate; uma possível continuação é 48.b7 Re7 49.e5 Cd5 50.Cxa3 Rd8 51.Cb5 Cb4 52.Cd6 f6 53.exf6 gxf6 54.Cf7+ Rc7 55.Cxh6 Rxb7 e a divisão do ponto é o resultado mais lógico

46...Cb6!

Revelando as dificuldades dos cavalos brancos para conter ao seu pior inimigo: o peão torre. Evidentemente Wang Hao perdeu este lance, e agora a sua posição é inferior: o seu peão livre fica bem bloqueado enquanto o das pretas é muito perigoso

47.Rf2

O peão não pode ser impedido de promover em caso de 47.Cxb6? a3–+

47...Cfd7 48.Re3 Rf8 49.f4 f5 50.exf5 exf5 51.Rd3 Re7 52.Ca3 Cf6 53.Cbc4 Cxc4 54.Cxc4 Ce4 55.Ce5 Rd8 56.g4


56...fxg4! 57.Cxg4

A escolha do mestre chinês, que perde de forma prosaica, priva ao público de apreciar o seguinte sutil detalhe: 57.Rxe4 a3 58.b6! (58.Cc6+ Rd7 59.Ca5 c4!–+ é especialmente bonita) 58...a2 (ou 58...Rc8 59.Rd5 Rb7 -única: outros lances permitem arrumar uma rede de mate em favor das brancas- 60.Cd3 a2 61.Cxc5+ Rxb6 62.Cb3 h5–+) 59.b7 Rc7 60.Cd7 Rxb7 61.Cxc5+ Rb6 62.Cb3 -com ajuda do xeque duplo as brancas ganharom os tempos necessários para deter ao peão livre preto, porém...- 62...h5!


As pretas vão agora contra o cavalo, passo prévio à promoção. O rei branco está como o asno de Buridan:
se ele vai ajudar ao cavalo, então os peões pretos na ala de rei avançam de forma decisiva, porém se se mantém na ala de rei, por exemplo na linha 63.f5 h4 64.Rf4 as pretas ganham no setor oposto: 64...Rb5 65.Rxg4 Rc4 66.Ca1 Rc3 67.Rxh4 Rb2 68.Rg5 Rxa1 69.Rg6 Rb2 70.Rxg7 a1D 71.f6 Rb3–+

57...Cd6 58.b6 Rc8 59.Ce3 Rb7 60.Cd5


60...Rc6 0–1 

Após esta astuta condução do final, utilizando os recursos que a posição e as caraterísticas das peças ofereciam, Carlsen está na liderança no torneio de grandes mestres de Biel

domingo, 29 de julho de 2012

Van Riemsdijk é campeão brasileiro senior!


Respondendo ao seu favoritismo, o mestre internacional paulista Herman Claudius Van Riemsdijk (foto por Fernando Melo) se conssagrou hoje como campeão brasileiro senior ao vencer no torneio celebrado na cidade de João Pessoa. O vencedor obteve uma relativamente rápida vitória na última rodada contra o sempre perigoso Neri Silveira Filho para obter 5,5 unidades sobre seis possíveis.
Van Riemsdijk somente empatou um jogo, ante o mestre fide de Recife Marco Asfora (foto, também por Fernando Melo), que pegou a prata também em caráter de invicto, com 5 unidades. Asfora precisou vencer na última rodada a outro difícil adversário, o mestre internacional Alexandru Segal.
Completou o pódio o carioca Marcio Baeta Neto, com 4,5 unidades, que na última rodada venceu ao representante nordestino José de Saboya e Silva.
Compartilharam a quarta colocação o referido Neri Silveira Filho, o mestre fide Paulo de Souza Haro e a revelação do torneio, Dacio Lima Gonçalves.
As posições finais da prova podem-se ver no seguinte link:
O campeonato brasileiro senior 2012 teve lugar entre os dias 27 e 29 deste mes. O professor Klebber Maux Dias foi o diretor da prova, sendo o grande mestre Darcy Lima presidente de honra. O internacional Antonio Bento se desempenhou como árbitro principal, sendo secundado por Ivanilson da Silva. A organização da prova foi da Federação Paraibana de Xadrez.

Van Riemsdijk lidera brasileiro senior


A falta de uma rodada, o mestre internacional Herman Claudius Van Riemsdijk (foto) é o líder isolado da prova com 4,5 pontos sobre 5 possíveis. Após empatar seu jogo com o mestre fide pernambucano Marco Asfora pela quinta rodada, o mestre de São Paulo enfrenta na última ao talentoso mais irregular Neri Silveira Filho, de Natal, um dos que podem ultrapassar ao favorito junto com o mencionado Asfora -se colocam com meio ponto a menos do líder-.
Depois dos três enxadristas que por enquanto ocupam o podio se colocam com 3,5 unidades o mestre internacional Alexandru Segal -recuperando posições após começo ruim-, o carioca Marcio Baeta e os nordestinos Jovany Alves de Medeiros e José De Saboya e Silva.
A prova se realiza na cidade de João Pessoa, sob a direção de Klebber Maux, arbitragem do internacional Antonio Bento e presidencia de honra do grande mestre Darcy Lima.

sábado, 28 de julho de 2012

28.07, mau dia para chinêsas (no xadrez)


Em Londres, as jovens nadadoras chinêsas estão cosechando ouros. A previsão até ontem, quando o podio era ocupado por três enxadristas dessa nacionalidade -como toda a fase prévia do torneio- era que assim acabe a edição do Grand Prix feminino que se realizou até hoje em Jermuk, Armênia.
No entanto, aconteceu algo completamente impensável: as quatro representantes chinêsas perderam seus jogos de hoje!
Ainda assim, alcançou para Hou Yifan (na foto, dir) para vencer a prova -porque as suas compatriotas Ju Wenjun e Ruan Lufei também perderam-. A atual campeã mundial perdeu com Kateryna Lahno (na foto, esq), enquanto Ju Wenjun perdeu de brancas com a vice-campeã mundial, a indiana Humpy Koneru, e Ruan Lufei com Nadezhda Kosintseva, que alcançou assim a segunda colocação. A referida Lahno completou o podio, ficando quarta Koneru com mesmos pontos porém pior desempate.
Para completar o mau dia das chinêsas, Zhao Xue caio ante Kovalevskaya. Uma real catastrofe considerando o papel de potencia enxadristica feminina da China.
Os leitores podem ver o bonito e completo site oficial da prova no seguinte link:

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Começou brasileiro senior em João Pessoa

Dácio Lima Gonçalves foi protagonista da maior surpresa na rodada 1 (foto Fernando Melo)

A capital de Paraiba é sede do torneio brasileiro senior 2012, até o próximo domingo. A direção do torneio é do eficiente Klebber Maux, sendo o presidente de honra o grande mestre Darcy Lima e o árbitro o internacional Antonio Bento. Participam trinta enxadristas nascidos antes do ano 1953. O primeiro pré-classificado é o mestre internacional Herman Claudius Van Riemsdijk.
Algumas surpresas foram registradas na primeira rodada. Na mesa 2, Dacio Lima Gonçalves (foto) venceu ao segundo pré-classificado da prova, o natalense Neri Silveira Filho. Também meritório é o empate de Maurino Anastacio de Moraes com o outro mestre internacional participante, Alexandru Sorin Segal

Principais resultados da rodada 1
H. Van Riemsdijk - J. Boabaid 1-0
D. Goncalves - N. Silveira Filho 1-0
M. Asfora - Baltar Petrov 1-0
F. Melo - J. De Saboya e Silva 0-1
A. Segal - A. Moraes ½-½
L. Macedo - M. Baeta 0-1
P. De Souza Haro - E. Monte 1-0
A. Ferreira - F. Schwab 0-1

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O problema da semana

Na olimpíada de Skopje, na ex Iugôslavia, alguns fortes participantes foram apresentados com o seguinte problema:


Se trata de uma obra do compositor iugôslavo Djaja, onde as brancas jogam e empatam. Por mais de meia hora, mestres como Paul Keres, Lothar Schmid, Robert e Donald Byrne, Jan Donner e Arthur Bisguier tentaram o resolver, sem sucesso.
OK, você tem algo mais de tempo: publicaremos a solução na próxima terça, 31 de julho.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Uma baixa em Biel


"Talentoso, mas instável" Provavelmente assim os livros de xadrez vão definir Morozevich no século XXII, tal qual hoje vemos escrito de mestres como David Janowski. É que Alexander Morozevich (na foto) acaba de brindar um argumento aos que assim pensam dele, ao abandonar -OK, a explicação oficial é razões médicas- o torneio de grandes mestres de Biel após duas derrotas -a segunda delas, uma pintura de Bacrot no gambito Marshall da Eslava-.
Enxadristas recebem derrotas duras de forma diferente. Alguns -pode ser o caso de Morozevich- somatizam ao extremo de não poder continuar a luta nas melhores condições. Uma pena, pelo aporte que a originalidade e qualidade do jogo deste mestre russo significavam para este torneio de Biel, que além dele conta com a presencia estelar do número 1 do rating elo, Magnus Carlsen -a quem devia enfrentar hoje Morozevich- e do idolo americano Hikaru Nakamura.
A organização da prova confirmou que o reemplazante de Morozevich é o grande mestre moldavo Victor Bologan. O jogo de hoje (agora Bologan - Carlsen) foi posposto até o domingo 29. No entanto, os que correspondiam as rodadas 1 e 2 não vão ser realizados, mantendo Giri e Bacrot os pontos pela vitória que eles obtiveram ante Morozevich.
Nestas horas se realiza a rodada 3, com os enfrentamentos entre Giri e Bacrot e Wang Hao - Nakamura. O torneio é liderado, após duas rodadas, por Magnus Carlsen e Anish Giri, com 4 pontos cada um (uma vitória e um empate; a prova outorga três pontos por jogo ganho e um pelo empate).

terça-feira, 24 de julho de 2012

As chinêsas mandam no xadrez feminino

InterviewwithJuwenjun.jpg

Nos anos cinquenta e até bem entrados os oitenta, com a única excepção de Bobby Fischer, o xadrez soviético era potencia mundial, ao extremo que desafios entre eles e o resto do mundo eram organizados -com vitória invariável para os soviéticos-. Depois da queda do muro de Berlim e as mudanças políticas no mundo comunista, o xadrez se converteu em negócio universal. A aparição de novas tecnologías permiteu que os conhecimentos possam se adquirir em qualquer canto do mundo e logo tevemos enxadristas de grande nível de países que antes não integravam a elite do xadrez, como a India ou Noruega.
No entanto, no xadrez feminino se prodúz um fenomeno único: as enxadristas de um país (China) começaram dominar o cenário, ganhando torneio após outro, pegando títulos mundiais e chegando ao presente onde dominam as provas com margem folgado.
Basta com ver os números, produzida a metade da prova, do torneio que se realzia em Jermuk, Armênia, onde o podio completo é ocupado pelas chinêsas: lidera a mestre internacional Ju Wenjun (na foto) seguida pela campeã mundial Hou Yifan e outra jovem promessa: Ruan Lufei.
Curiosamente, os extraordinários resultados que a China teve no xadrez feminino não se veram reflexados no xadrez masculino -não há receitas universais- mas se consideramos que nos últimos vinte anos as chinêsas dominaram o cenário enxadrístico, não está na hora de aprender um pouco com elas, estudando os seus métodos de treino, como se realiza o fomento da prática entre as garotas e seus programas de estudo?

domingo, 22 de julho de 2012

Caruana vence em Dortmund

Fabiano Caruana

O rei de Dortmund, Vladimir I, teve que ceder, este ano, o prezado trono a mãos do seu colega grande mestre Fabiano Caruana (na foto). O momento decisivo da transição foi na rodada 8, quando o italiano venceu Kramnik mostrando boa técnica numa Ruy Lopez Berlinense (na variante 4.d3) e se adicionou a mais quatro mestres -Karjakin, Ponomariov, Naiditsch e Leko-, compartilhando todos o primeiro lugar -com Kramnik a meio ponto-.
Na última rodada, celebrada hoje, Leko e Naiditsch empataram entre se, Ponomariov não pudo vencer Fridman e Karjakin venceu -como era esperado, tendo em conta o mau torneio do seu adversário- Gustafsson.
Caruana, levando as pretas, tinha que derrotar Bartel. O polonês também não estava no seu melhor torneio, porém escolheu uma variante da Grünfeld conhecida por a sua tendência ao equilíbrio. No entanto, o italiano mostrou melhor conhecimento das sutileças da posição, e quando o condutor das brancas ingressou numa linha duvidosa (15.Tc7 em vez da mais habitual 15.Bb4) explorou as suas chances de forma convincente.

Bartel,Mat (2674) - Caruana,F (2775)
40th GM Dortmund GER (9), 22.07.2012
1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 d5 4.cxd5 Cxd5 5.e4 Cxc3 6.bxc3 Bg7 7.Cf3 c5 8.Tb1 0–0 9.Be2 cxd4 10.cxd4 Da5+ 11.Dd2 Dxd2+ 12.Bxd2 e6 13.0–0 b6 14.Tbc1 Bb7 15.Tc7 Bxe4 16.Cg5 Bd5 17.Bb4 Td8 18.Bb5 a6 19.Cxf7


19...axb5 20.Cxd8 Ca6 21.Txg7+ Rxg7 22.Be7 b4 23.Tc1 Bxa2 24.Tc6 b5 25.h4 b3 26.Ba3 Cb4 27.Cxe6+ Rg8 0–1
Fabiano Caruana merecia uma vitória desta magnitud. Essa que, nos últimos torneios, tinha-se escapulido dos dedos no ultimissimo momento. Em Dortmund, o jovem representante italiano foi capaz de se manter no mais alto até o mesmo final, com este triunfo de laboratório na última rodada. Sergey Karjakin obteve os mesmos pontos, porém o sistema desempate favoreceu ao mestre italiano. Meio ponto menos obtiveram Ponomariov, Kramnik -se recuperou na última rodadas com bela aprtida de ataque ante Meier-, Naiditsch -uma muito boa atuação do mestre alemão- e Leko.

sábado, 21 de julho de 2012

Momento olímpico

Pelo MI Luis Rodi

Alguns são mais amateurs que outros. Desde a concretização dos primeiros jogos olímpicos da era moderna (na Grécia, no ano 1896) uma separação quase fanática entre esportistas amateurs e profesionais foi feita, razão pela qual o xadrez não integra as disciplinas que vão se apresentar em Londres e outras cidades da Grã Bretanha nestas próximas olimpíadas -para mim começam, no pessoal, o dia 26, com o jogo de futebol entre o meu país Uruguai e os Emiratos Árabes-.
Apesar de se realizar cada tempo algúm acercamento entre o Comité Olímpico Internacional e FIDE, e além de alguma experiência piloto como a acontecida em Sidney -bastante leve por certo- ou a absurda exigencia do controle antidoping para enxadristas que chegou se realizar em torneios oficiais -penso que mais preocupante que qualquer sustancia natural de doping é o controle dos elementos tecnológicos que podem ser utilizados para fazer trampas, por exemplo ligando um telefono celular no banheiro para colocar uma posição e pedir dicas aos engines-, os passos não deram certo e o nosso esporte segue fora das olimpíadas.
Xadrez foi sempre signado pelo profesionalismo. Para você chegar a certo nível precisa de estudo que não representa menos horas que as que se requerem para um título univesitário em direito ou medicina. É obvio que quem chega a figurar entre os melhores do mundo precisa uma dedicação cen por cento aos trabalhos relacionados com o aperfeiçoamento do seu xadrez. Isso desde os tempos de Steinitz. Amateurs? Se consideramos como tais aos que priorizaram o desempenho em outra profesão, posso citar Tarrasch, Vidmar e Euwe. Hoje é difícil achar um. Não entre os primeiros rankeados no mundo, por certo.
O COI renega del vil profesionalismo dos enxadristas, que dedicam todo seu tempo a melhorar seu xadrez... para ganhar mais dinhero? Nas suas olimpíadas não podemos ver um José Cubas defendendo Paraguai, nem Georg von Bülow sob bandeira alemã. Eles não vão estar em Londres, e também não José Chauca de Perú, que paga, como os outros, os pecados de sua vida de enxadrista profesional.
Em Londres só teremos amateurs compitendo, assim como gosta o COI. Mens sana in corpore sano. Neymar, por exemplo, o meu compatriota Luisito Suárez. Nadal, se a sua inoportuna lesão não tivesse acontecido. Entre varios outros que nenhúm ofenderia acusando-os malamente de "profesionais".

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um jogo fabuloso em Amsterdam


O ACP Golden Classic está chegando ao seu fim na cidade holandesa, com o ucrâniano Vassily Ivanchuk na liderança porém com Gata Kamsky -nascido na Rússia, atual representante dos Estados Unidos- pudendo alcança-lo em caso de obter os suficientes pontos na sessão de jogos suspendidos.
Um dos pontos altos da prova foi a batalha tática registrada no jogo entre a eslovena Anna Muzychuk -uma das melhores mestres femininas do momento- e o presidente da ACP, o israelí Emil Sutovsky (ambos na foto). Trata-se de uma dessas partidas onde a cada lance o público troca a sua avaliação acerca de quem vai vencer. Passem e vejam...



Muzychuk,Anna (2606) - Sutovsky,Emil (2687)

ACP Golden Classic Amsterdam NED (5), 19.07.2012



1.e4 c6 2.d4 d5 3.e5 Bf5 4.h4 h6 5.g4 Be4 6.f3 Bh7 7.e6 Dd6 8.exf7+ Rxf7 9.f4!


Lutando pela iniciativa ao tempo que se elimina a possibilidade de xeque em g3. Aqui menos exata é 9.Bd3 por 9...e5! onde as pretas aspiram ganhar a iniciativa

9...Cf6 10.Bh3 c5 11.g5 N hxg5 12.hxg5 Ce4

Com chances para os dois lados. As brancas têm o acostumado ganho espacial na ala de rei, e o seu rei pode ter mais segurança, mas a falta de desenvolvimento desse lado equipara as ações. Considerando este item, pode-se esperar um lance como 13.Cf3, porém a seguinte cria ainda mais complicações

13.Bc8 Cc6 14.Bxb7 De6 15.Ce2 Tb8

15...Cxd4 é a alternativa, levando também a posições caóticas na continuação 16.Cxd4 cxd4 17.De2 Tb8 Uma continuação especialmente maluca é 18.g6+ Dxg6 (18...Rxg6!?) 19.Bxd5+ e6 20.Bxe4 Bb4+ 21.Bd2 Dxe4 22.Dxe4 Bxe4 23.Txh8 Txh8 24.Bxb4 Th1+ 25.Rf2 Th2+ 26.Rg3 Tg2+ 27.Rh3 Tg1 com compensação

16.Bxc6 Dxc6 17.f5 g6 18.Cf4 Bg7


19.Txh7!?

Muito tentadora. Uma opção evolutiva é 19.Df3!? para Cc3 e desenvolver antes de lançar o ataque

19...Txh7 20.fxg6+ Dxg6

As pretas contavam com esta defesa. A dama não deveria ser capturada por ...Th1+ que é incluso favorável ao segundo lado após 22.Re2 Txd1, porém depois do seguinte crítico lance Sutovsky tinha que ter prevista uma resposta valedera

21.Df3 Tf8!!


22.Cd2!

De repente a posição branca, com o rei sem muita cobertura, não é fácil. Muzychuk realiza o melhor lance (nunca é tarde para desenvolver!) 22.Cxg6+? Rxg6 e apesar do desequilibrio material as pretas estão melhores! Algumas linhas são: 23.Dg2 (23.Bf4 Th4 24.Cc3 Tfxf4 25.Dg2 Tf2–+) 23...Bxd4 24.Cd2 Tf2 25.Dxf2 Bxf2+ 26.Re2 Cxd2 27.Bxd2 Th2 com clara vantagem preta

22...Dxg5 23.Cxe4 Dg1+ 24.Re2 Th2 25.Cf2 Rg8 26.Dxd5+ Tf7 27.Da8+ Tf8

Depois de tantas aventuras, as pretas se manifestam em favor da divisão do ponto. Uma real luta sem quartel podia se dar na continuação 27...Bf8!? 28.Df3 e6 porém é entendível que as pretas não arrisquem em tão inflamável posição

28.Dd5+ Tf7 29.Da8+ Tf8 30.Dd5+ Tf7 31.Da8+

Uma partida fora do comúm! A mesma pode-se ver comentada amplamente na nossa edição para assinantes de Xadrez Diário ½–½

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sempre Bobby Fischer


Dias trás o presidente da Fexerj, Alberto Mascarenhas, chamou a nossa atenção sobre um artigo (em idioma inglês) publicado originalmente no Pacific Standard website e reproduzido no site Chessville, sob o título "uma autopsia psicológica de Bobby Fischer", feito pelo doutor Joseph Ponterotto.
O artigo do site enxadrístico pode-se ver no seguinte link:
E o artigo original (dezembro de 2010) no link:

Dr. Ponterotto opina que a história familiar de Fischer predispús ele a um desorden paranoico da personalidade. "Bobby não tinha figura paterna e talvez nem siquer soube quem era seu pae até mais tarde na sua vida; foi sustentado por uma mãe solteira que experimentava problemas financieros e sofria estresse pela vigilancia que era objeto pelo FBI. Estas circunstancias se adicionaram ao nivel de estresse psicosocial de Bobby e aumentaram a sua vulnerabilidade à doencias mentais, enquanto o seu estatus de celebridade e a incessante pressão mediática somente ampliaram o problema".
O artigo comenta sobre a quase segura paternidade de Paul Nemenyi -o ex esposo de Regina Wender, a mãe de Bobby, nunca pissou solo estadounidense-. O parecido físico entre ambos é evidente:


Parecido também evidenciado nas descrições que o FBI fizera de Nemenyi -a quem espionavam convencidos de ter simpatías com a União Soviética-, onde se indicam sua forma desproporcionada de caminhar e seu descuido na vestimenta, assim como a sua inteligencia fora do comúm.
Desde os primeiros anos, os colegas de Fischer lhe reconheciam como uma pessoa com problemas psíquicos. O grande mestre Pal Benko, por exemplo, expresa que "eu não sou psiquiatra, porém é obvio que ele não era uma pessoa normal... certa vez eu diz para ele ´você está paranoico´ e ele me respondeu que ´paranoicos podem também ter razão´".
O Dr. Ponterotto acaba de publicar o livro "A Psychobiography of Bobby Fischer" (Charles C Thomas publisher, 2012). Nele, o autor traça um paralelo com a vida de outro malogrado genio americano: Paul Morphy.

Barbosa vence em Rio


A cidade maravilhosa foi sede de uma nova edição do tradicional aberto entre os dias 13 e 15 deste mes. O vencedor da prova foi o mestre internacional mineiro Evandro Barbosa (na foto junto com o AI Elcio Mourão e o presidente da Fexerj, mf Alberto Mascarenhas), com 5 pontos sobre 6 possíveis e melhor desempate que Guilherme Rezende -a revelação da prova-, fm Haroldo dos Santos, fm Yago Santiago e Frederico Gazel. 54 enxadristas participaram da prova, realizada em locais situados nos bairros de Laranjeiras e Botafogo.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Três líderes em Dortmund

alt

A 40a edição do magistral Sparkassen na cidade alemã de Dortmund alcançou ontem o equador, com três grandes mestres na liderança. São eles os ex campeões mundiais Vladimir Kramnik -o mais ganhador na história da prova- e Ruslan Ponomariov (ambos na foto durante a partida de ontem pela 5a rodada que acabou em empate) e a jovem estrela Sergey Karjakin. Eles levam 3,5 unidades -somente meia a mais que Peter Leko, Fabiano Caruana e Arkadij Naiditsch-. Participam também os gm alemães Fridman, Meier e Gustafsson e o polonês Bartel.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ivanchuk da show de bola em Amsterdam

O torneio é único. Se precisa ser da velha escolha -como Ivanchuk- para se dar bem nele. Se joga á antiga: duas horas e meia para quarenta lances, e mais uma hora para cada vinte subseguintes. E, mais pitoresco, depois da sessão de cinco horas e o lance 40, a partida se suspende. Voltaram os envelopes fechados com o lance.
O torneio se chama Golden Classic e foi organizado pela ACP (Associação de professionais de xadrez) que lidera o grande mestre Emil Sutovsky, um dos sete participantes. Depois de três rodadas, o seu colega Vassily Ivanchuk lidera com 2,5 pontos, seguido por Gata Kamsky a um ponto porém com um jogo a menos.
Hoje o torneio teve a sua primeira partida suspendida (Anna Muzychuk - Baadur Jobava). A posição depois de feito o lance 40 das pretas parecia muito complexa:


Porém, o computador dictaminou que o resultado mais provável é o empate! No site oficial da prova (amsterdamchess.com) se publica a continuação 41.Tdf1 Be8 42.Tf7+ Kd8 43.Df6+ Kc8 44.Txc7+ Txc7 45.Df8 Kd8 46.Dd6+ Td7 47.Db8+ Ke7 48.Tf8 Kxf8 49.Dxe8+ Kxe8 =
Os jogadores ao ver muitas linhas acabando com avaliação 0.00 acordaram a divisão do ponto pouco depois de acabada a sessão.

OK, no manchete diz show de bola. Vamos ver então o seguinte jogo bonito do líder da prova:

Le Quang, Liem (2693) - Ivanchuk,Vassily (2769)
ACP Golden Classic Amsterdam NED (2), 15.07.2012

1.d4 d5 2.Cf3 Cf6 3.c4 c6 4.Cc3 dxc4 5.a4 Bf5 6.e3 e6 7.Bxc4 Bb4 8.0–0 Cbd7 9.Ch4 Bg6 10.h3 Bh5 11.g4 g5 N


12.Cg2 Bg6 13.f3 h5 14.e4 hxg4 15.hxg4 Da5 16.De2 0–0–0 17.e5 Cd5 18.Bxd5 exd5 19.Bxg5 Tde8 20.Dd2


20...Cxe5! (com clara vantagem) 21.Bf6 Cc4 22.Df2 Cxb2 23.Bxh8 Txh8 24.Ce2 Cd3 25.Dg3 Dd8 26.f4 Bd6 27.Tf3 Cb4 28.Cc3


28...Th7! (com vantagem decisiva) 29.Td1 Dh8 30.Rf2 Cc2 31.Ce2 Be4 32.g5 Rc7 33.Dg4 Cxd4 34.Cxd4 Bc5 35.Rg3 Bxd4 36.Ch4


36...Bc5 37.Tdf1 Db2 38.a5 a6 39.Dh3 Bd6 40.Te3 Dd4 41.Txe4 dxe4 42.Rg4 Dd2 43.Rg3 e3 44.Df5 e2 0–1


 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A solução do exercício de ontem:

Fedorov,Alexei (2562) - Kabanov,Nikolai (2496)

2nd Polugaevsky Mem Samara RUS (3.7), 07.07.2012

1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.Cc3 e6 4.d4 cxd4 5.Cxd4 Cf6 6.Cdb5 Bc5 7.Bf4 0–0 8.Bc7 De7 9.Bd6 Bxd6 10.Dxd6 Dd8 11.Cc7 Tb8 12.Be2 b5 13.C7xb5 Db6 14.Tb1 Ba6 15.a4 Tfc8 16.Bd3 Ce8 17.Dg3 Bxb5 18.axb5 Cd4 19.0–0 Cc7 20.e5 Cdxb5 21.Ce4 Ce8 22.h4 Cd4 23.h5 Cf5 24.Df4 d5 25.Cg5 Dd4 26.Dxd4 Cxd4 27.Bxh7+ Rf8 28.Ta1 Tc7 29.Ta4 Ce2+ 30.Rh2 Txb2 31.Te1 Cc3 32.Tf4 Te7 33.Te3 Ce4 34.Cxe4 dxe4 35.Bxe4 Tb4 36.Tb3 Txb3 37.cxb3 Tc7 38.Bd3 Tc5 39.Bg6 Cf6 40.exf6 fxg6 41.hxg6 a5 42.Rh3 Tc3+





Se você leva as brancas nesta posição, tenta passar ao final de peões com 43.Tf3 ou se mantém com as torres dentro do tabuleiro?
 
Resposta:
 
43.Tf3!

A forma mais rápida de obter a vitória. As brancas ganham o final de peões depois da troca. A opção 43.g3 Txb3 44.f7± não é ruim mas ainda requer de técnica

43...Txf3+

43...Tc8 44.f7+- Este final se ganha fácil melhorando as peças

44.gxf3 gxf6


Agora as brancas têm uma única forma de obter a vitória: avançar com o rei para dar sustento ao peão livre

45.Rg4 Rg7

45...e5 46.Rh5+-

46.Rh5

As pretas abandonam. Elas ficam em zugzwang rápido no caso de 46...e5 47.f4!, tanto se 47...e4 48.f5 como se 47...exf4 48.f3 Rf8 (48...f5 49.Rg5+-) 49.Rg4 Rg7 50.Rf5+- 1–0


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aberto do Brasil muda cenário: se joga em Laranjeiras


O bairro de Laranjeiras vai sediar, entre os dias 13 e 15 deste mes, a nova edição do aberto do Brasil Cidade Maravilhosa, previsto inicialmente para acontecer no clube de tenis Tijuca.
O novo endereço da prova é:

Rua Leite Leal 135, Salão de festas do Bloco 1 do Condomínio Pomar das Laranjeiras, Bairro de Laranjeiras – Rio de Janeiro RJ

Laranjeiras é um dos bairros mais antigos da cidade, com ocupação iniciada no século XVII, com a construção de chácaras no vale ao redor do Rio Carioca, que desce do Corcovado, no Alto da Boa Vista. Por isso, o bairro também foi anteriormente chamado de Vale do Carioca. Estão situados no bairro o Palácio Guanabara, sede do governo do estado, o Palácio Laranjeiras, o Parque Guinle, o Fluminense Football Club e a sede do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Bairro tipicamente residencial,de classe média a classe média alta, relativamente extenso e diverso no ponto de vista geográfico, tem a Rua das Laranjeiras como a sua principal via, a qual começa no Largo do Machado e termina nas imediações do Túnel Rebouças, já com outro nome: Rua Cosme Velho.

Exercício do dia

O seguinte exercício forma parte da série publicada na nossa edição diaria para assinantes:

Fedorov,Alexei (2562) - Kabanov,Nikolai (2496)
2nd Polugaevsky Mem Samara RUS (3.7), 07.07.2012

1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.Cc3 e6 4.d4 cxd4 5.Cxd4 Cf6 6.Cdb5 Bc5 7.Bf4 0–0 8.Bc7 De7 9.Bd6 Bxd6 10.Dxd6 Dd8 11.Cc7 Tb8 12.Be2 b5 13.C7xb5 Db6 14.Tb1 Ba6 15.a4 Tfc8 16.Bd3 Ce8 17.Dg3 Bxb5 18.axb5 Cd4 19.0–0 Cc7 20.e5 Cdxb5 21.Ce4 Ce8 22.h4 Cd4 23.h5 Cf5 24.Df4 d5 25.Cg5 Dd4 26.Dxd4 Cxd4 27.Bxh7+ Rf8 28.Ta1 Tc7 29.Ta4 Ce2+ 30.Rh2 Txb2 31.Te1 Cc3 32.Tf4 Te7 33.Te3 Ce4 34.Cxe4 dxe4 35.Bxe4 Tb4 36.Tb3 Txb3 37.cxb3 Tc7 38.Bd3 Tc5 39.Bg6 Cf6 40.exf6 fxg6 41.hxg6 a5 42.Rh3 Tc3+


Se você leva as brancas nesta posição, tenta passar ao final de peões com 43.Tf3 ou se mantém com as torres dentro do tabuleiro?

A solução, amanha sexta feira neste mesmo blog!


 

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aberto do Brasil no clube Tijuca!


Entre os dias 13 e 15 deste mes terá lugar uma nova edição do Aberto de Brasil Cidade Maravilhosa no Clube de Tenis Tijuca, com a participação de tres mestres internacionais: Evandro Barbosa, Roberto Molina e Luis Rodi, além de sete mestres fide encabeçados por Georg von Bulow (Alemanha). A info (e os participantes da prova) podem-se ver no seguinte link:

terça-feira, 10 de julho de 2012

Grischuk é campeão mundial de blitz


O grande mestre Alexander Grischuk (foto) conssagrou-se hoje campeão mundial na modalidade de jogos blitz ao vencer o torneio celebrado na cidade de Astana (Kazaquistão). O número 1 do rating elo, Magnus Carlsen, e o recente vencedor do mundial de jogos rápidos, Sergey Karjakin, completaram o podio. As posições foram as seguintes:

World Blitz Final Astana KAZ (KAZ), 1-11 vii 2012cat. XIX (2716)
RkNameTiFEDRtgPts
1Grischuk, AlexandergRUS276320.0
2Carlsen, MagnusgNOR283719.5
3Karjakin, SergeygRUS277918.5
4Morozevich, AlexandergRUS277017.5
5Andreikin, DmitrygRUS270017.0
6Radjabov, TeimourgAZE278817.0
7Le, Quang LiemgVIE269316.5
8Svidler, PetergRUS274915.0
9Ivanchuk, VassilygUKR276915.0
10Gelfand, BorisgISR273813.5
11Chadaev, NikolaigRUS258013.5
12Topalov, VeselingBUL275213.0
13Mamedyarov, ShakhriyargAZE272613.0
14Jumabayev, RinatgKAZ252512.0
15Bologan, ViktorgMDA273211.0
16Kotsur, PavelgKAZ25488.0

domingo, 8 de julho de 2012

Em impressivo final, Karjakin ganha mundial de rápidas


Após dez das quinze rodadas estipuladas, parecia que ninguém podía tirar o primeiro lugar do número 1 do mundo (rating elo) Magnus Carlsen. O grande mestre norueuguês tinha conseguido uma luz de vantagem de ponto e meio sobre seus mais imediatos perseguidores, Vesselin Topalov e Sergey Karjakin (foto). No entanto, nas cinco rodadas de hoje Carlsen sofreu dois derrotas nas rodadas 12 e 13 (ante Ivanchuk e Grischuk) enquanto Karjakin obteve quatro vitórias consecutivas (contra Ivanchuk, Radjabov, Kazhgaleyev e Svidler) entre as rodadas 11 e 14, o que lhe permiteu fechar sua participação com empate na última rodada que lhe significou o primeiro lugar.
As posições finais:

World Rapid Final Astana KAZ (KAZ), 1-11 vii 2012cat. XIX (2715)
1234567890123456
1.Karjakin, SergeygRUS2779*0½0111111½½111111.52922
2.Carlsen, MagnusgNOR28371*½10½½0½½11111110.52856
3.Topalov, VeselingBUL2752½½*11½1½1½110½0½9.52808
4.Mamedyarov, ShakhriyargAZE2726100*0101½½1111½19.52809
5.Grischuk, AlexandergRUS27630101*½0½01½½11119.02784
6.Gelfand, BorisgISR27380½½0½*½1½110½1108.02734
7.Svidler, PetergRUS27490½011½*0½10½½½½17.52713
8.Ivanchuk, VassilygUKR276901½0½01*10½½01½17.52711
9.Radjabov, TeimourgAZE27880½0½1½½0*½½110½17.52710
10.Dreev, AlekseygRUS26770½½½0001½*1½0½117.02697
11.Morozevich, AlexandergRUS2770½000½01½½0*1½1½½6.52661
12.Kurnosov, IgorgRUS2663½000½1½½0½0*10½16.02646
13.Kazhgaleyev, MurtasgKAZ258900100½½101½0*0½16.02651
14.Bologan, ViktorgMDA273200½000½01½011*1½6.02642
15.Tkachiev, VladislavgFRA2644001½00½½½0½½½0*04.52571
16.Ismagambetov, AnuargKAZ247100½0010000½00½1*3.52520

Lembremos que entre amanhá e o dia 10 na mesma cidade tem lugar o mundial blitz, com 16 participantes (não os mesmos mas muitos nomes se repitem) compitendo a dupla volta, 15 jogos cada dia. Uma maraton de trovão com os melhores do mundo!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Rússia no absoluto; China no feminino

A série de partidas pensadas do match entre Rússia e China acabou ontem com vitória para os primeiros (13½-11½) no absoluto e para os segundos (14½-10½) no feminino., Assim, o placar total está 26 x 24 em favor dos orientais.
Merece destaque a atuação de Dmitry Jakovenko, que além de obter 3½ pontos em 5 rodadas -o melhor resultado individual da prova- foi protagonista de belas partidas como a que segue:

Jakovenko,Dmitry (2736) - Li Chao (2687)
8th RUS-CHN Summit Men Classical St Petersburg RUS (4), 05.07.2012
1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 d5 4.Cf3 Bg7 5.Db3 dxc4 6.Dxc4 0–0 7.e4 b6 8.e5 Be6


9.exf6 Bxc4 10.fxg7 Rxg7 11.Bxc4 c6 12.0–0 Cd7


13.Bf4 Cf6 14.Tad1 Dc8 15.Tfe1 Db7 16.d5 cxd5 17.Cxd5 Tad8 18.Be5 Td7 19.Bc3 Tfd8


20.Txe7 Txe7 21.Bxf6+ Rf8 22.Cg5 Td6 23.Cxh7+ Re8 24.h4 b5 25.Bxe7 Dxe7 26.Bxb5+ Rd8


27.Cg5 Db7 28.Bc4 f5 29.b3 Rc8 30.Ch3 Dg7 31.a4 f4 32.Chxf4 g5 33.hxg5 Dxg5 34.Td3 De5 35.Te3 Dd4 36.Te8+ Rb7 37.Te7+ Rb8 38.Th7 a5 39.g3 Db2 40.Rg2 Dd4 41.Te7 Th6 42.Cc7 Dc5


43.Te6 1–0

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Amanha começa mundial de rápidas


A cidade de Astana (Kazaquistão) vai sediar os campeonatos mundiais de partidas rápidas e blitz entre os dias 6 e 10 deste mes.
Durante os dias 6 ao 8 se realiza o mundial de rápidas, um round robin com 16 participantes (5 rodadas por dia). Já os dias 9 e 10 se realiza o mundial blitz, também com 16 participantes (não os mesmos, mas muitos nomes coincidem) que se enfrentam a dupla volta, sendo 15 por dia.
Em ambas as provas, os principais pré-classificados são os grandes mestres Magnus Carlsen, Teimour Radjabov, Sergey Karjakin (foto), Alexander Morozevich, Vasily Ivanchuk, Alexander Grischuk, Veselin Topalov, Peter Svidler e Boris Gelfand.

Os participantes do mundial de rápidas que começa amanha:

World Rapid Final Astana KAZ Sun 1st Jul 2012 - Wed 11th Jul 2012
Player List
RkNameTiFEDEloFIDE Id
1Carlsen, MagnusGMNOR28371503014
2Radjabov, TeimourGMAZE278813400924
3Karjakin, SergeyGMRUS277914109603
4Morozevich, AlexanderGMRUS27704116992
5Ivanchuk, VassilyGMUKR276914100010
6Grischuk, AlexanderGMRUS27634126025
7Topalov, VeselinGMBUL27522900084
8Svidler, PeterGMRUS27494102142
9Gelfand, BorisGMISR27382805677
10Bologan, ViktorGMMDA273213900048
11Mamedyarov, ShakhriyarGMAZE272613401319
12Dreev, AlekseyGMRUS26774100107
13Kurnosov, IgorGMRUS26634142527
14Tkachiev, VladislavGMFRA2644618438
15Kazhgaleyev, MurtasGMKAZ258913700316
16Ismagambetov, AnuarGMKAZ247113701525

E aqui os participantes do mundial blitz que começa o dia 9:

World Blitz Final Astana KAZ Sun 1st Jul 2012 - Wed 11th Jul 2012
Player List
RkNameTiFEDEloFIDE Id
1Carlsen, MagnusGMNOR28371503014
2Radjabov, TeimourGMAZE278813400924
3Karjakin, SergeyGMRUS277914109603
4Morozevich, AlexanderGMRUS27704116992
5Ivanchuk, VassilyGMUKR276914100010
6Grischuk, AlexanderGMRUS27634126025
7Topalov, VeselinGMBUL27522900084
8Svidler, PeterGMRUS27494102142
9Gelfand, BorisGMISR27382805677
10Bologan, ViktorGMMDA273213900048
11Mamedyarov, ShakhriyarGMAZE272613401319
12Andreikin, DmitryGMRUS27004158814
13Le, Quang LiemGMVIE269312401137
14Chadaev, NikolaiGMRUS25804167392
15Kotsur, PavelGMKAZ254813700278
16Jumabayev, RinatGMKAZ252513702661

quarta-feira, 4 de julho de 2012

No total, um match equilibrado após três rodadas

Дмитрий Яковенко - единственный из россиян, кто выиграл в третьем туре

Continua o match entre Rússia e China que se celebra na cidade de São Petersburgo. Na categoria absoluta, a equipe russa, que conta no primeiro tabuleiro com o grande mestre Dmitry Jakovenko (foto) mantém placar favorável por 8,5 a 6,5 (ontem, pela terceira rodada, o placar ficou empatado em 2,5 pontos; os russos mantém a diferencia que obtiveram no primeiro match, quando venceram 3,5 x 1,5).
No feminino se da o mesmo placar: 8,5 x 6,5, porém neste caso em favor das chinesas. Até a segunda rodada o match feminino se mantece equilibrado, porém ontem as orientais venceram por dois pontos: 3,5 x 1,5 obtendo uma diferencia importante de cara a última rodad, que se realiza hoje.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Match Russia - China em São Petersburgo


Cumprida a segunda jornada das quatro de partidas pensadas a cinco tabuleiros (em ambas as categorias: absoluto e feminino) Rússia vence China por 6 x 4 no absoluto.
O placar do primeiro dia (3,5 x 1,5) fez a diferencia, enquanto no segundo dia o match acabou empatado em 2,5 pontos.
Já no feminino, ambas as equipes trocaram vitórias pelo mesmo placar (3x2), estando 5x5 o total.
Depois dos jogos pensados, dois dias (7 e 8 de julho) vão ser para os jogos rápidos.
As comosições das equipes:
Men's Teams
RUSTiName2711,6
R1GMJakovenko,Dmitry2736
R2GMTomashevsky,Evgeny2733
R3GMNepomniachtchi,Ian2718
R4GMVitiugov,Nikita2703
R5GMMatlakov,Maxim2668
CHNTiName2691,8
C1GMWang,Hao2739
C2GMWang,Yue2697
C3GMLi,Chao2687
C4GMDing,Liren2680
C5GMYu,Yangyi2656
Women's Teams
RUSTiName2451,4
R1IMGunina,Valentina2533
R2GMKosteniuk,Alexandra2472
R3WGMPogonina,Natalija2447
R4WGMGirya,Olga2414
R5WGMKovanova,Baira2391
CHNTiName2472,8
C1GMZhao,Xue2556
C2WGMJu,Wenjun2518
C3WGMHuang,Qian2443
C4WGMShen,Yang2425
C5WGMDing,Yixin2422

domingo, 1 de julho de 2012

Top ten feminino do Brasil


Ontem a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) divulgou o seu novo listado elo, com Rafael Leitão encabeçando a nómina de enxadristas brasileiros. Na categoria feminina, Vanessa Feliciano (foto) mantém a primeira colocação, com 2231 pontos. O top ten feminino é o seguinte:

#NameTitleFedRatingGB-Year
1 Feliciano Ebert, VanessawfBRA  223151990
2 Terao, Juliana SayumiwmBRA218761991
3 Duarte, Tatiana PereswmBRA212421978
4 Gazola, Vanessa RamoswcBRA203301981
5 Ribeiro, ReginawmBRA202901961
6 Chaves, JoarawmBRA202501962
7 Rothebarth, Ana Vitoria de PaulaBRA202261992
8 Guimaraes, Artemis PamelaBRA201431995
9 Chang, SuzanawfBRA201301972
10 Pereira, Amanda MarqueswfBRA2009191994